Rui, Guanes e Rostabal. Estes são os nomes dos três irmãos do conto O Tesouro de Eça de Queiroz, literato da língua portuguesa. Bem pequena, a história da trinca fraterna revela o reverso do coração humano, o que este é capaz de fazer quando se afoga nos mares da maldade.

tesouro02

Certa vez ao andar pelas terras de Roquelane a tríade consanguíneo achou um velho cofre que conservava três chaves. Ao abri-lo, um incêndio de ouro e pedrarias invadiu a visão. Após o estupor da descoberta entreolharam-se desconfiadamente e chegaram a conclusão: a peso de balança dividiriam o tesouro encontrado; antes porém, escolheram Guanes para ir à cidade vizinha, a fim de comprar víveres e ‘três botelhas de vinho’, afinal estavam esfaimados e precisavam comemorar o achado.

À ausência do irmão, Rui, num argumento ludibrioso e ladino enlaça Rostabal e convence-o, ao retorno de Guanes, tirar-lhe a vida para que pudessem dividir somente entre os dois o ouro.

tesouro01

Ambos se emboscaram por trás de um silvado, que dominava o atalho, estreito e pedregoso como um leito de torrente. Rostabal, assolapado na vala, tinha já a espada nua. Um vento leve arrepiou na encosta as folhas de álamos […] Rostabal rompeu de entre a sarça por uma brecha, atirou o braço, a longa espada; – e toda lâmina se embebeu molemente na ilharga de Guanes, quando ao rumor, bruscamente, ele se virara na sela. Com um surdo arranco, tombou de lado, sobre as pedras.” (Eça de Queiroz, Contos, O Tesouro. Ediouro:1996)

Com o coração entregue à vileza, Rui não dá trégua à sua maquinação malévola; traiçoeiramente perpassa a folha de sua navalha nas costas de Guanes que encontrava-se de bruços, lavando o rosto respigado de sangue do irmão Rostabal.

tesouro03

Cego pela maldade e seduzido pelo brilho das pedrarias que incandesceu sua mente, Rui passou a solver em goles lentos o vinho trazido por Rostabal, agora inerte ao lado do outro cadáver, o de Guanes.

O desejo exacerbado e mórbido pelo poder, também havia encontrado alojamento no coração de Rostabal. Ao comprar os víveres na cidade, adquiriu somente duas botelhas de vinho às quais misturou veneno letal comprado no comércio em cidade vizinha de Roquelane. Numa armação arquitetada também planejava ficar sozinho com o tesouro encontrado.

Diante do cofre cheio de dobrões de ouro achava-se estendido a mercê das aves carnívoras os corpos inertes de Rui, Guanes e Rostabal, vítimas da própria ganância.

Quando li esse conto trágico, cujo desenrolar não trata de unidade, aprendi pela via negativa, que ao quebrarmos a unidade colocamos em risco a vida de nosso irmão, a nossa própria e a da comunidade da qual pertencemos.

Quando orientador das relações são  somente  os sentimentos superficiais ditados pela ganância e egoísmo, encontram entrada larga a indiferença e o individualismo, braços indolentes que arremessam a pessoa como pássaro à rocha, deixando-a arquejar no próprio sangue quem não se dispôs a descer e descobrir os nobres sentimentos, aqueles encontrados ao fundo, no interior de cada um.

tesouro04

Somente a graça de Deus pode gerar comunhão, a perfeita Koinonia, a comunhão da Trindade, contínuo derramar e acolher de amor que é ‘paciente, prestativo, não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, regozija-se com a verdade, do outro, tudo desculpa, crê, espera e suporta’ (Cf: I Cor 13,3-8).

Os movimentos de inveja, ganância e individualismo como fortes vagas fizeram quedar mortalmente Rui, Guanes e Rostabal. A fuligem da maldade degustou seus corações, cegou-lhes a visão. Diante de nossos irmãos a Caridade de Cristo é a única virtude que pode permear de bondade e proteger os arrancos selvagens de nosso coração contra a doação. Esta Caridade é possível e a história dos três irmãos de Roquelane poderia ser diferente. A nossa história pode ser diferente.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles