Ao longo o avistei. Era uma construção fabulosa. A luz do sol banhava-o fazendo resplandecer em suas paredes altaneiras beleza e harmonia irradiantes. Seu formato recordava-me um diamante, suas linhas arquitetônicas concêntricas avultavam uma característica inusitada: o castelo não possuía teto.

Desejei adentrá-lo. Embrenhei-me na mata fechada que me separava da esplendorosa construção. Pondo-me em marcha multiplicaram-se as dificuldades, foi quando reminiscências da infância visitaram minha memória. Eram as boas lembranças de quando voltava às noites do colégio para casa. Montado numa bicicleta serpenteava o caminho já conhecido e mesmo respirando ares de medo era maior o desejo de chegar a casa.

A pouco de chegar às portas do castelo observei que monstros horripilantes precipitavam-se uns sobre os outros. Eram figuras hibridas e zombeteiras. Por uma fração de segundo transluziam um semblante de beleza, no entanto, efêmeros, esmaeciam como véu desvelando a realidade que se tinha por trás. Um dos monstros, repleto de olhos espalhado em seu corpo aproximou-se e com sua garra afiada perpassou meu antebraço. Seus vários olhos piscavam numa disritmia alucinógena.

Em meio aos rosnados pavorosos escutei o seu nome: ‘dispersão’, assim chamava uma criatura velhustra e envergada que trazia envencilhado às costas um pesado embrulho. Murmurava litanias que evocava desespero e noutros momentos esbravejava imperativos imprecatórios: ‘você não vai conseguir’, ‘isto não é para você’, ‘veja só quem é você’. A esta última frase mostrou-me uma foto minha enlameada.

De seus lábios ressequidos e virulentos ouvi um riso entrecortado por lances de tossidos que alteavam à medida que quedava minha cabeça.

Olhando o chão putrefato, cheio de visgo enxerguei algo inaudito, um filete de água mui límpida e transparente oriundo dos rumos do castelo. Este fez-me erguer novamente o olhar. Fixei-me na porta encimada dum emadeiramento com a epígrafe: “NUNCA DEIXE A ORAÇÃO”.

O agouro dos monstros aumentou e com ele o furor. Joeiravam maus dizeres eivados de ódios e votos mórbidos. No entanto, uma voz interior distinguia-se das demais e como um vetor orientava-me, encorajava-me e conduzia-me: “não pares, Eu sou a porta, Eu te escolhi, prossiga.”

Ao chegar aos umbrais da porta os percebi respingado de sangue. Uma paz de efeito inenarrável envolveu-me e fez-me compreender que nunca devo deixar a vida de intimidade com o Senhor. A oração precisa ser perseverante.

No Senhor devo fixar-me e não nos meus pecados e fraquezas que tentam por primeiro esvair a reserva da oração.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles