Uma série de mudanças climáticas tem sido atribuidas ao aquecimento global. Em lugares secos a chuva é torrencial, noutros de muita chuva agora secam, fenômenos e mais fenômenos, ondas gigantes, tufões, furações, etc.

Outro fato interessante é constatar  a mudança em nosso calendário, as datas comemorativas são cada vez mais antecipadas. O Natal, a próxima que acontece em dezembro já é esperado desde outubro.

Aqui não pudemos culpar o aquecimento global pela espera exarcebada pela data natalina. O comércio, o garotinho bem mandado do capitalismo é o artifície deste feito. Ele pegou a data cristã e transformou num formato totalmente comercial.

Para os cristãos antes do Natal temos o advento, período de preparação ao nascimento do Menino Jesus, o verdadeiro natal. O Advento inicia-se na festa de Cristo e se estende por quatro semanas sempre trazendo uma reflexão que deseja impelir o cristão à conversão, ao sentido real do Natal do Senhor.

É inevitável não nos contagiarmos com o clima estabelecido sobretudo pelas mídias, a propaganda o comércio. Contudo poderíamos aproveitar ainda mais satisfatoriamente a comemoração, nos preparando interiormente para o nascimento do Menino Deus.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles