A informação é hoje o produto mais consumido no planeta. Ela é imprescindível em vários segmentos da sociedade e os meios de disseminá-la cresceram e tornaram possível sua instantaneidade.

As informações que nos chegam nem sempre são boas e já é clichê repercutir na mídia as de caráter negativo preponderantemente. Para ilustrar, no Ceará temos, no mínimo, 45 horas de programação semanal dedicados aos programas policiais.

Parece consenso a opinião que notícia ruim ‘vende’. Talvez, seja até um dado sociológico, pois no dia a dia, em nossas relações, muitas vezes damos maior valor aos aspectos negativos de uma história, nos detemos nas ações baixas de quem nos ofende.

Temos em 2010 uma excelente oportunidade para mudarmos um pouco esse quadro. Poderíamos aproveitar a chance que nos dão os meios de comunicação para disseminarmos as boas coisas que acontecem. Também criticarmos a  exposição da violência nos programas televisos.

Seja qual for nossa profissão podemos ajudar melhorar algum aspecto na sociedade em geral. É preciso nos empenharmos, unirmos força e ser criativo.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles