O papa Bento XVI em sua mensagem de paz no dia primeiro de janeiro explicou a posição da igreja na defesa no meio ambiente. Segundo o bispo de Roma a base da ecologia é o “respeito ao homem e a seus direitos e deveres fundamentais”.

Acrescentou: “Não é possível  nutrir um respeito verdadeiro pelo meio ambiente sem que saibamos reconhecer no cosmos os reflexos da face invisível do Criador”. O homem precisa ter um sentimento de vida plena para poder respeitar as demais criaturas, do contrário torna-se uma ameaça.

O papa aponta como saída para solução dos problemas ecológicos o aprofundamento da questão humana, indica a necessidade de cada um  descobrir qual é o valor que se dá a vida. é preciso também encontrar Deus que nos habita como meio eficaz para amarmos e servirmos ás criaturas.

Por fim o papa rejeita ao panteísmo disseminado nas correntes ambientalista ecocêntricas ou biocêntricas. Na natureza o homem não está no mesmo plano dos demias seres. Ele possui características que o faz únicos e superior ao seu meio como a capacidade de reflexão.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles