Ancoradouro

Zilda Arns Deixa Uma Obra Consolidada

74 4

zilda Arns

“Foi uma grande perda a morte de Dra. Zilda”, disse a este blog D. José Antonio, arcebispo de Fortaleza. “É exemplar sua dedicação. Mesmo sendo uma pessoa idosa demonstrava grande vitalidade, prova disso foi sua morte por um incidente da natureza enquanto estava em missão”, justificou o arcebispo.

D. José ressaltou o grande bem que Dra. Zilda fez em Fortaleza “Além do combate à mortalidade infantil na pastoral da criança e dedicação na pastoral da pessoa idosa, ajudou a transformar vidas”, disse. Fortaleza possui uma pastoral da criança consolidada, conforme informou ao blog, Francisca Ferreira, coordenadora arquidiocesana. “São 2804 voluntários servindo na pastoral, só em Fortaleza e 10385 no Ceará”, calculou.

“Ela era uma verdadeira líder. Recebeu a inspiração de Deus e organizou a obra de tal modo que continuará”, disse D. José Antonio. “Sua presença era sempre uma injeção de ânimo”, testemunhou a coordenadora da pastoral em Fortaleza se referindo à última visita da médica sanitarista à capital cearense.

Esta visita se deu em 24 de março do ano passado quando a Assembléia Legislativa concedeu a ela o título de cidadã cearense . “Sempre que ela recebia esses títulos dedicava aos líderes do movimento”, relembrou Francisca, emocionada.

A coordenadora ainda disse que está reunindo as lideranças e integrantes da pastoral para celebrarem a eucaristia, amanhã, em sufrágio da alma de Dra. Zilda. Será na missa das 17h que acontece no Seminário da Prainha, Av. Dom Manuel, 70.

Mais sobre Zilda Arns (do site da Assembléia Legislativa do Ceará)

Médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

zilda ArnsNasceu no dia 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, Sul do Brasil. Filha de Gabriel Arns e Helena Steiner Arns. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo. Viúva (1978), é mãe de cinco filhos: Rubens (Médico Veterinário), Nelson (Médico), Heloísa (Psicóloga), Rogério (Administrador de Empresas) e Silvia (Administradora de Empresas).

Para chegar até a indicação ao Prêmio Nobel, Zilda Arns percorreu um longo e dedicado caminho. Sua formação começa em Forquilhinha, SC e em 1959 termina o curso de Medicina, em Curitiba. Parte então, para suas especializações, que envolvem desde a Educação Física, a cursos de Pediatria Social, encaminhando-se então a outros cursos de aperfeiçoamento.

Começa sua vida profissional como Médica Pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta – Curitiba/PR – 1955 a 1964 e em 1983 é a Fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, até a presente data.

Suas participações em eventos internacionais são diversas, da Angola a Indonésia, Estados Unidos e Europa, Zilda Arns representa a Pastoral, palestra, acompanha Comitivas Brasileiras a outros países e leva a Pastoral da Criança para o mundo.

Participa ainda de outros tantos eventos Latino Americanos, principalmente apresentando e divulgando o trabalho da Pastoral da Criança. Sua participação em eventos nacionais é praticamente incontável, desde 1994 são aproximadamente 27 eventos ligados à Pastoral da Criança e ainda inúmeros outros pela Pediatria. Tanta dedicação tem seu reconhecimento. Desde 1978, são diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária. E da mesma forma, a Pastoral da Criança já recebeu diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo feito desde a sua fundação.

Recomendado para você