“ECONOMIA SOLIDÁRIA – OUTRA ECONOMIA ACONTECE”

No ano de 2010 o Fórum Social Mundial nos 10 anos de FSM (Fórum Social Mundial) volta a Porto Alegre, onde nasceu, e hoje aos Dez Anos , os prognósticos, reflexões e críticas apontadas ao projeto neoliberal, mostraram-se corretas. O mundo hoje vive um conjunto de crises sobrepostas (econômica, financeira, ambiental, social e crise de valores), mostrando o esgotamento do sistema econômico dominante, fundado sobre o lucro e acumulação.

 O grande desafio nos 10 anos de FSM (Fórum Social Mundial) é ter um programa de ação voltado a apontar saídas concretas para a Crise Mundial e mostrar que um Outro Desenvolvimento Solidário e Sustentável já acontece e precisamos transformá-lo em hegemônico e de possibilidade de aceno para todos. 

A realização do 1º Fórum Social da Economia Solidária e da 1ª Feira Mundial de Economia Solidária, em Santa Maria e na Grande Porto Alegre durante o FSM 10 Anos e a 1ª Feira Mundial da ECOSOL, cumpre dois objetivos centrais: a) Apresentar a Economia Solidária, como uma resposta autoorganizada dos trabalhadores e trabalhadoras, para a atual crise mundial. Suas experiências espalhadas por todo o mundo são as evidências de que uma outra sociedade é necessária. b) ser um espaço de reafirmaçã o do histórico de Santa Maria/ RS, como o principal pólo de organização e de novas práticas para toda a América Latina. Essa reafirmação é necessária pelo fato do cancelamento (sem possibilidade de defesa e em vésperas do evento) pelo judiciário local, da 16ª Feira do Cooperativismo e a 5ª Feira de ECOSOL do Mercosul em julho de 2009.

 DATA: 22 a 24 de janeiro de 2010

L OCAL: CENTRO DE REFERÊNCIA DE ECONÔMIA SOLIDÁRIA DOM IVO LORSCHEITER

            Rua Heitor Campos, s/nº – Santa Maria – RS – BRASIL

Para Informações e inscrições:

Site: www.forumsocialmundial.org.br

E-mail: ecosol@fsmecosol.org.br

Telefone :  55-3222-6152  55-3222-6152

Tagged in:

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles