15 mil pessoas participam do maior Retiro de Carnaval de Fortaleza

15 mil pessoas participam do maior Retiro de Carnaval de Fortaleza

Um carnaval com saldo 100% positivo assim foi o Renascer 2010. Cerca de 15 mil pessoas conheceram nos três dias de evento a alegria que nasce do amor. Ao som de músicas que dispensam a sensualidade, o duplo sentido e o baixo calão os participantes se divertiram e aprenderam ensinamentos para a vida toda.

No Renascer não teve musas, e sim, mulheres belas pelo nobre fato de serem mulheres, em sua inteireza. A alegria expandiu-se do interior para o exterior e não pela via contrária. Não houve espaço para brigas e dissensões, reinou a paz e o perdão.

Quem liderou o evento não estava preocupado em chamar atenção para si, angariar fama e poder, o desejo era apontar para uma única pessoa, Deus, fonte da verdadeira alegria e senhor que concede a vida plena.

Somente em Fortaleza mais de 100 agressões foram registradas no Instituto José Frota (IJF) até as 19h de hoje, 16. A violência urbana cresceu, comprova o quanto as pessoas estão se apartando do respeito básico que garante uma boa convivência.

Multidão lota Renascer 2010.

Multidão lota Renascer 2010.

As iniciativas que promovem a paz e a concórdia merecem apenas alguns minutos de reportagens enquanto eventos carnavalescos cujo combustível é o álcool e as desordens em todos os sentidos recebem coberturas espetaculares dos meios de comunicação.

Lamentável, pois quem perde é a sociedade. É óbvio que não se pretende rechaçar o espírito festeiro da época, mas porque não repensar a forma de minorar a violência haja visto ela crescer no período do carnaval. Os indícios não indicam nada? Nos acostumamos com o saldo negativo apresentado na quarta-feira de cinzas?

Quem já participou de uma festa típica de carnaval e noutra oportunidade fez a experiência do Renascer nos três dias de festa não troca esta festa por aquela, por nada. Fazemos votos que no próximo ano encontre mais espaço nos meios de comunicação os eventos que ofereçam uma opção deiferente de brincar e aproveitar o carnaval.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles