A Quaresma é um tempo litúrgico de oração e conversão, onde os católicos do mundo inteiro se preparam para o maior mistério da fé cristã: a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A fim de mergulhar os fiéis para este tempo, a Arquidiocese de Fortaleza realizará no dia 07 de março de 2010 (domingo) a II Caminhada Penitencial. O tema deste ano é “Economia e Vida” e o lema: “Mas se vós não vos converterdes, perecereis todos do mesmo modo (Lc, 13,3)”. Neste dia, não haverá missa nas igrejas da capital no período da manhã. Cerca de 30 mil pessoas devem participar do evento.

A concentração será às 6h da manhã, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no bairro Mucuripe, onde será iniciada a santa missa. No ato penitencial, os participantes iniciam a caminhada em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza, onde será dada continuidade à missa. Ao todo, serão percorridos cinco quilômetros.
 
Durante o trajeto, haverá a oportunidade de gestos concretos, que acompanham a manifestação penitencial. Fiéis carregarão, nos ombros, uma cruz, que mede 6mx3m e pesa 250 quilos. O primeiro a levá-la será o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, juntamente com outros padres.  “Essa cruz nos recordará como nosso Senhor Jesus Cristo tomou sobre si todos os pesos da humanidade para redimi-la. Hoje, caminhando como seus discípulos, deveremos também tomar sobre nós a responsabilidade dos pesos da humanidade para, com a força do amor que vem do Espírito de Deus, redimi-la de suas enfermidades, inseguranças, por uma justiça que é solidariedade fraterna e constrói a paz”, disse Dom José Antonio.
 
Outro gesto será através do sacramento da Reconciliação. Durante a caminhada, vários sacerdotes realizarão confissões ao longo do trajeto. Os fiéis poderão exercitar também a caridade, através da doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados a Cáritas Brasileira. Caminhões do exército estarão posicionados no aterro da Praia de Iracema recebendo as doações.
 
CÁRITAS
A Cáritas Brasileira faz parte da Rede Caritas Internationalis, rede da Igreja Católica de atuação social composta por 162 organizações presentes em 200 países e território, com sede em Roma. Reconhecida como de utilidade pública federal, atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário na perspectiva de políticas públicas, com uma mística ecumênica. Seus agentes trabalham junto aos excluídos e excluídas, muitas vezes em parceria com outras instituições e movimentos sociais.

Serviço:
II Caminhada Penitencial
Dia 07/03, a partir das 6h
Concentração: Igreja de Nossa Senhora da Saúde (Mucuripe)
Percurso: Avenidas Abolição, Almirante Barroso, Pessoa Anta e Alberto Nepomuceno.
Informações: Afonso Ibiapina – 99099243/ Marta Andrade – 33888701

Por Rocélia Santos

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles