O bbb é um programa laboratório da Rede Globo. Nele é apresentado ao público temas polêmicos rechaçados se mostrados noutro tipo de atração. A atual edição possui um objetivo claro, introduzir a cultura homossexual de forma peremptória nos lares,em outras palavras, tornar normal um comportamento que não é natural.

Escolheram nada menos que três participantes declaradamente gays, 20% do número total para o Reality Show. Quem lembra sabe do episódio em que determinada autora pretendeu lançar o beijo gay em uma de suas novelas. A intenção da novelista repercutiu e o beijo não aconteceu. No bbb já teve e ninguém repercutiu. Eles conseguiram. Deste modo a Globo se isenta de qualquer responsabilidade pois a atribui aos participantes. No caso, o programa funciona como  laboratório para disseminar os contra-valores.

Analistas de plantão poetizam junto com o apresentador a oportunidade do grupo minórico, nomenclaturado na casa de colorido, superar o preconceito. Aliás, tudo feito contra um gay é rotulado de homofobia, pelo visto o preconceito toma a via contrária. Pelo andar da carruagem se os gays saírem do programa a nação será esteriotipada de homofóbica, assim como fui no dia em que postei no twitter  sobre a saída de uma participante (gay), ” Tudo bem grandes sites de notícias, a …saiu do programa e daí, menos um gay na cena nacional”.

O programa apresenta o politicamente incorreto como modelo a seguir. As pessoas confinadas não fazem outra coisa  senão  maquinar contra as outras. Já ouvi muita gente dizer que a vida é como apresenta o Reality. Discordo. O programa assistido por milhões de pessoas influencia no comportamento destas. E jargões como ‘coloca no paredão’ são incorporados à nossa fala nos ambientes de trabalho, familiar e de estudo emitindo julgamentos contra as pessoas de forma impiedosa como se estivéssemos em um jogo.

Domingo assitir ao programa para fundamentar este pôst. Vi uma turma de embriagados  apresentados ao país como herois. A única preocupação é passar a perna a busca do prêmio milionário e por ele os grandes irmãos do Brasil topam tudo como mentir, seduzir, trair. A fofoca é a linguagem da casa, quem não se enquadra no perfil, não é um bbb, esse é um pré-requisito importantíssimo.

Ficar com a televisão ligada assitindo a bêbados conversarem e gays se mostrarem  tão ridículos como querem aparecer não é um programa para mim. Assitir, escrevi o artigo e vou continuar com o boicote ao Reality. Mas isso não me deixa livre do bombardeio, porque vou ao twitter e lá está nos TT os personagens que eu não quero como modelo de conduta. Acesso os sites de notícias e encontro as mais mirabolantes manchetes sobre a casa das contendas.

É uma artilharia pesada que ateia fogo contra o bom senso e o respeito à dignidade da pessoa humana. Como já escrevi uma vez no blog, os programas de baixa qualidade tem um desafio, superar a mediocridade na edição seguinte produzindo um outro ainda pior. Nesse quesito o bbb é 10.

Tagged in:

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles