A Igreja Católica sofre nos últimos meses pelas denúncias de abusos  a crianças por parte de alguns de seus membros e também pela espetacularização das notícias relacionadas ao assunto por parte da imprensa, sobretudo das grandes agências internacionais.

O papa Bento XVI se pronunciou a respeito dos casos lamentáveis de pedofilia, denominou-os  de ato ignóbil. Aos envolvidos ele pede que sejam julgados  pela justiça comum. Na carta escrita aos católicos da Irlanda o pontifíce foi enérgico sobre o assunto.

Bento XVI e a igreja Católica não são vistos com bons olhos pela sociedade relativista. Ela perde a simpatia dos grupos ao se posicionar, em temas polêmicos, a favor da vida  e contra  o aborto, casamento de pares homossexuais, métodos contraceptivos, etc .

Os católicos estão se dando conta da campanha contra a igreja lançada por alguns meios de comunicação que se aproveitam dos erros de alguns do clero e disseminam como se fosse uma postura da instituição como um todo, ou ainda enfocando de modo inconsistente que o papa acoberta tais abominações.

A Rede Record, da propriedade do líder evangélico Edir Macedo  mais parece uma criança a lambuzar-se com doce quando o intuito é atacar seus maiores inimigos, a rede Globo e a Igreja Católica. Os motivos são óbvios, querem aumentar o número de evangélicos nos templos da Universal e minar a credibilidade moral da Igreja Católica.

Um grande perdedor nessa guerra declarada apenas por um dos lados é o jornalismo que de isento, parcial e moderado não apresenta uma matéria sequer. De tão sensacionalista que são as reportagens da emissora sobre o assunto o telespectador percebe que o objetivo maior não é divulgar uma notícia mas incutir uma mentalidade.

Contudo, esta não é a primeira e não será a última perseguição à Igreja. Com sua experiência bimilenar a instituição experimenta após cada época de ataques um novo florescimento. Entramos na celebração de mais uma páscoa e temos a certeza que Cristo ressuscitado ergue a Igreja, sua esposa e a orna com os enfeites da pureza e do martírio.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles