O ensinamento evangélico é por demais verdadeiro quando afirma que ninguém pode servir a dois senhores, porque amará a um e a outro odiará. Na ocasião, o Mestre orientava sobre a postura com o dinheiro e administração dos bens.

O dinheiro não deve ser considerado como bem único e essencial de nossa vida. Quando assim agimos colocamos em risco a sadia convivência a que somos chamados e até compromete relacionamentos enlaçados pelo sangue.

Um conto de Eça de Queiroz descreve magistralmente o assunto. Já escrevi em forma de conto no blog. Trata-se da história de 3 irmãos que encontram um tesouro e com a ele a pior sanha de seus corações que os leva a maquinar a morte um dos outros. Ao final todos morrem, vítimas de sua própria ganância. Leia aqui.

No Brasil um pai é acusado de tramar a morte do próprio filho por conta de uma briga pelo prêmio da Mega Sena. O luzeiro do ouro cega e enche de fuligem até os mais nobre. É necessário manter-se em estado de alerta para não sermos surpreendidos pelo ladino sentimento da ganância gerado pelo desejo desmedido de acumular riquezas.

Tagged in:

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles