A imagem que se passa da Igreja Católica na maioria das vezes  é de uma instituição retrógada, apartada de seu tempo. Ainda resquício da perspectiva  iluminista, carregada de preconceito e desprezo ao que é religioso, sobretudo, ao que se liga à fé católica.

A Igreja, por exemplo, tem uma visão positiva do esporte. Incentiva a prática e o reconhece como um meio fundamental para a educãção do indivíduo. O próprio São Paulo usou diversos termos e analogias retirados do universo esportivo da época.

Em 2007 a Conferência dos bispos italianos comprou um time de Futebol, o Ancona, que disputa a terceira divisão em Roma. O cardeal Tarcísio Bertone, secretário de estado do Vaticano é um aficcionado por Futebol. Quando era bispo de Gênova comentava os jogos do Samptoria na Televisão local. O purpurado defende que o Vaticano tenha seu próprio time. E neste ano foi realizado a Clericus Cup, um campeonato de futebol formado por seminaristas e sacerdotes.

Nas ciências a contribuição da Igreja é incotestável. Diversas invenções, estudos, descobertas se devem a clérigos. O último investimento do Vaticano é na área da astrobiologia que estuda entre outras coisas a possibilidade de vida extraterrestre. Mais de 30 cientistas tomaram parte da conferência. O pe. José Gabriel Funes, então diretor do Observatório astronômico do Vaticano foi um dos palestrantes.

Em entrevista ao Observatório da Imprensa, jornal do Vaticano disse o sacerdote: “”Assim como existe uma multiplicidade de criaturas sobre a Terra podem existir outros seres, também inteligentes, criados por Deus. Isso não contrasta com nossa fé, porque não podemos colocar limites na liberdade de criação de Deus. Para falar como São Francisco, se consideramos as criaturas terrenas como ‘irmão’ e ‘irmã’, por que não podemos falar também de um ‘irmão extraterrestre’? Também seria parte da criação.”

Ainda poderíamos citar as mais variadas ramificações de profissões e áreas que lá encontraríamos a influência e a contribuição da Igreja. Por isso podemos dizer que a instituição é perita em humanidade e possui autoridade para opinar sobre os mais diversos assuntos.

Tagged in:

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles