Papa implora perdão

Ao encerrar  o ano sacerdotal na manhã desta sexta-feira,11,o papa Bento XVI fez  histórico pedido de perdão a Deus e às vítimas da pedofilia envolvendo membros da Igreja. “Insistentemente imploramos perdão de Deus e às pessoas envolvidas, ao mesmo tempo em que prometemos fazer tudo o possível para assegurar que tal abuso jamais ocorrerá outra vez”, disse o pontifície.

O papa prometeu controle mais rígido na aceitação de candidatos ao sacerdócio. “Ao admitir homens para o ministério sacerdotal e na formação deles vamos fazer de tudo para pesar a autenticidade da sua vocação e para fazer todos os esforços no sentido de acompanhar os padres ao longo da sua jornada, para que o Senhor lhes proteja e assista em situações turbulentas e em meio aos perigos da vida”, disse.

O ato histórico do pontifície aconteceu diante de 15 mil sacerdotes vindos de todos os continentes no encerramento do ano sacerdotal. De Fortaleza participaram do encontro os sacerdotes da Comunidade Católica Shalom.

Pe. Antonio Furtado em contato com o titular do blog informou que a peregrinação à Terra Santa foi um reavivamento da fé. “Andar pelos locais que Jesus passou e fez seus milagres, encontrar-se com o papa no encerramento do ano sacerdotal é um momento de renovação da fé”, disse o sacerdote muito conhecido em Fortaleza pelas missas que celebra em favor dos enfermos.

Em Fortaleza

Por ocasião do Dia mundial de intecessão pelos sacerdotes todo clero da Arquidiocese de Fortaleza celebrou missa em torno de seu arcebispo D. José Antonio Aparecido Marques.

 O arcebispo comentou com exclusividade para o Blog sobre as palavras do Papa  nesta manhã. ” Pede-se  perdão pelo sofrimento causado às pessoas, mas não por culpa da Igreja ou por culpa do papa individualmente, mas por culpa do padre que não foi fiel”, disse.

Sobre as medidas mais enérgicas prometidas por Bento XVI na aceitação de novos candidatos ao sacerdócio explicou: ” A Igreja vai ser ainda mais rigorosa, utilizando todos os meios possíveis para poder detectar as pessoas que possam vir a apresentar esta deficiência “.

Tagged in:

,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles