Já escrevi no blog que Deus não é capitalista, sua relação para conosco é de amor gratuidade e benevolência. Entre os cristãos tem se espalhado uma erva daninha chamada de teoria (recuso-me a chamar de teologia) da prosperidade que prega o diálogo com Deus como com um gerente.

Nesta teoria Deus me atende,apenas, segundo minha doação financeira.  Quanto mais eu me desfizer de meus bens para a Igreja, mais Deus me abençoará.A Igreja Universal do Reino de Deus depois da fase dos supostos exorcismos, onde se podia assitir  com constância satanás concedendo entrevista na TV em sua programação da madrugada, agora investe nesta teoria. E o resultado parece que deu certo.

O período de engorda financeira da IURD é durante a fogueira santa de Israel, uma campanha na qual os seguidores da denominação são estimulados a darem tudo o que têm à Igreja na  promessa de que Deus restituirá tudo em dobro.

Neste ano, o tema da campanha  é a Fé por um sonho, slogan mais parecido com propaganda de comércio. A linguagem espiritual é utilizada apenas para fundamentar a petição –  que é grande –  dos pastores possuidores da mesma entonação e cacoetes.

Assiti no Fala que eu te escuto o testemunho de um casal. Na última Fogueira santa, venderam todos os carros de sua concessionária e deram para a IURD, num montante de 200 mil reais. No dia seguinte, isto mesmo, no dia seguinte, abriram três concessionárias.

Neste ano estão com cinco filiais  e adivinha o que irão fazer? Pois é! Vender os carros das 5 para possivelmente adquirirem o dobro conforme a promessa de seus líderes.

Diante do testemunho, mais emblemático do qualquer propaganda de casa financeira, fiquei a pensar: O que o senhor Edir Macedo, fundador da lucrativa denominação, colocaria neste ano na fogueira santa de israel?

Seria sua mansão nos EUA? Algum jato? Ou um de seus carros importados? Uma gorda conta bancária? Caso ele tivesse muita fé, poderia fazer algo: Vender a rede  Record, colocar o dinheiro na fogueira santa e esperar do deus que eles adoram uma emissora maior e na liderança absoluta de audiência.

E aí, o que vocês acham? Edir Macedo vai  topar ou não  participar da Fogueira Santa de Israel que ele mesmo criou?

Tagged in:

, ,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles