Moysés Azevedo e Emmir Nogueira com o Papa Bento XVI

Hoje a Comunidade Católica Shalom completa 28 anos de fundação. Dentro da Igreja se enquadra entre as Novas Comunidades, fundações pós-conciliares que trouxeram novo ânimo a Igreja e renovado fôlego na evangelização. O fundador do Shalom costuma dizer que a Comunidade nasceu aos pés de João Paulo II. E isto diz referindo-se ao 9 de julho de 1980.

Na ocasião João Paulo II visitou Fortaleza e participou do Congresso Eucarístico Nacional. Moysés foi um dos escolhidos para oferecer um presente ao papa durante a missa, no momento da apresentação das oferendas. Na época, o jovem integrante da ação evangelizadora da arquidiocese ofertou ao sumo pontifície o desejo e o comprometimento de evangelizar os jovens, especialmente, os mais distantes.

Dois anos depois estava sendo inaugurada a lanchonete do Senhor, um espaço inspirado para atrair o jovem que não iria  à uma  missa ou participaria de um retiro. O resultado foi espetacular. Os jovens aderiram a iniciativa e, não só, as famílias também. A lanchonete cresceu e tornou-se uma companhia de pesca, termo utilizado pelos integrantes da Comunidade para designar os meios de evangelização, resgate e promoção humano.

A Comunidade expandiu e hoje se encontra presente em 47 Dioceses no Brasile e em 15 países. O tripé de sustento da Comunidade são a Contemplação (oração), Unidade e Evangelização. Em Fortaleza a ação do Shalom é conhecido pela realização de grandes encontros de evangelização como o Halleluya que neste ano espera um público de 800 mil pessoas.

Diversos projetos de promoção humana resgatam a dignidade de homens, mulheres e crianças envolvidos na adicção de drogas, ou encontrados em situação de vulnerabilidade. O Shalom possui uma regra de vida em fiel consonância com a doutrina católica. O amor e a obediência à Igreja é uma das marcas da vocação.

Vale lembrar que a comunidade foi reconhecida  pela santa sé e tornou-se uma associação internacional de fieis. O fundador da comunidade é membro do Pontifício Conselho para os leigos. A Co-fundadora, Maria Emmir Nogueira, é escritora e responsável pela formação geral da Comunidade.

Hoje, em comemoração ao aniversário do Shalom será realizada celebração eucatística, às 18h30, no Centro de Evangelização da Paz, na rua Maria Tomásia, 72, Aldeota.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles