Começou neste último dia 18 as festividades de são Vicente de Paul0 e uma série de atividades marca a data na paróquia homônima situada no  bairro Dionísio Torres, próximo à praça da imprensa.

Conheça um pouco sobre a história de são Vicente:

São Vicente de Paulo fundador dos Lazaristas e das Irmãs de Caridade, é um dos grandes santos franceses. Nasceu em 1580 em Ranquine, Gasconha, França. Após estudar com os franciscanos em Dax, ele foi ordenado em 1600 e foi para a Universidade de Toulouse. Cinco anos mais tarde ele estava viajando de barco quando o mesmo foi capturado por piratas e ele foi tomado como escravo. Após dois anos na escravidão ele escapou chegando a Roma e depois alcançou Paris. Ali ele ficou sob a direção influencia do Cardeal Pierre de Berulle .Vicente se dedicou completamente a caridade e se distinguiu na paroquia de Clichy. Ele fundou confrarias de homens e mulheres que ajudavam os pobres e grande número de doentes. Essencial para os seus esforços era a doação feita pelos ricos nobres que tornavam possível a fundação de hospitais e orfanatos. Em 1625 Vicente fundou a Confraria das Missões, chamada de Lazaristas ou Vicentinos, uma sociedade de padres com treinamento para pregar junto aos pobres. Em 1633 com Santa Luiza de Marilac (festa 28 de abril) ele fundou a Ordem das Irmãs de Caridade, a primeira congregação de freiras que podia cuidar de pobres e doentes fora do convento. Durante a sua vida, os Lazaristas aumentaram muito em número e espalharam-se pelo mundo inteiro. Em 1643 Vicente foi nomeado para o conselho do “Consciente da Corpo incorrupto do santoRainha Ana da Áustria”, regente do Rei Luiz XIV e ele foi responsável para organizar uma trégua durante a guerra de Fronde que varreu a França de 1648 a 1653. Após longos anos de serviços aos pobres Vicente ficou sendo a consciência do reino, mas ele tinha a oposição dos ricos, que facilmente se esqueciam dos pobres. Ele morreu em Paris em 27 de setembro de 1660 e foi canonizado pelo papa Clemente VII em 1737. Corpo incorrupto, até hoje.

Confira a programação da festa na paróquia de São Vicente, em Fortaleza:

Dia 20/09 – segunda-feira
Subtema: “O espírito evangélico de São Vicente de Paulo”
18h – ADORAÇÃO E INTERCESSÃO PELA IGREJA E PELA PAZ MUNDIAL.
19h – Missa e Novena
Convidados do dia: Grupo de Intercessão, Terço dos Homens, Crisma de Adultos, Colégio Santa Cecília, devotos de São Vicente, paroquianos e as famílias.
20h – Momento Cultural: teclado e voz
Local: Salão Paroquial
 
Dia 21/09 – terça-feira
Subtema: “O Espírito Vicentino de Santa Luisa de Marillac”
18h30min – FORMAÇÃO E INTERCESSÃO PELA FAMÍLIA
19h – Missa e Novena
Convidados do dia: Círculo de Casais do ECC – 2010 “Reinício”, MESC, Batismo, Liturgia, Vocacional, Comunidade Face de Cristo, Devotos, paroquianos e as famílias.
20h – Momento Cultural: Teclado e voz
Local: Salão Paroquial
 
Dia 22/09 – quarta-feira
Subtema: “Quem é Jesus Cristo para São Vicente de Paulo?”
18h30min – FORMAÇÃO E LOUVOR – Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo
19h – Missa e Novena
Convidados do dia: Círculo de Casais do ECC – 2010 “Recomeço”, Comunidade Nova Evangelização, Pastorais do Acolhimento de Adultos e Crianças, do Canto e da Educação, Aconselhamento e Oração, Escolinha do Centro Comunitário, devotos de São Vicente,  paroquianos e as famílias.
20h – Momento Cultural: Show de humor
Local: Salão Paroquial
 
Dia 23/09 – quinta-feira
Subtema: “Quem é Jesus Cristo para Santa Luisa de Marillac?”
18h30min – FORMAÇÃO E LOUVOR – As virtudes Teologais: Fé, Esperança e Amor.
19h – Missa e Novena
Convidados do dia: Círculo de Casais do ECC – 2010 “Nova Vida”, Crisma de Jovens, Infância Missionária, Escola Ir. Marsilac, Comunidade Um Novo Caminho, Curso Bíblico das quintas-feiras, devotos de São Vicente, paroquianos e as famílias.
20h – Momento Cultural: Jovens da Crisma
Local: Salão Paroquial
 
24/09 – sexta-feira
Subtema: “O serviço dos pobres na vida de São Vicente de Paulo e Santa Luiza de Marillac”.
18h30min – FORMAÇÃO E LOUVOR – Maria e os Santos
19h – Missa e Novena
Convidados do dia: Círculo de Casais do ECC – 2010 “Transformação em Cristo”, Comunidade Canção Nova, Legionárias, Voluntárias, Apostolado da Oração e Mãe Rainha, devotos de São Vicente, paroquianos e as famílias.
20h – Momento Cultural: Voz e teclado
Local: Salão Paroquial
 
Dia 25/09 – sábado
Subtema: “A evangelização dos Pobres em São Vicente e Santa Luisa”.
17h – FORMAÇÃO E LOUVOR – Os Sacramentos
17h30min – Missa e Novena
Convidados do dia: Grupo Dirigente do ECC, Círculo de Casais 2010 “Filhos do Senhor”, todos os Círculos de Casais do ECC, Lumen, participantes do Curso Bíblico do sábado, Catequese, Jardim Aldeota, Pastorais: Dízimo, Familiar, Noivos, devotos de São Vicente, paroquianos e as famílias.
19h – Momento Cultural: Festa à Fantasia
Local: Centro Comunitário
 
Dia 26/09 – domingo
Subtema: “A atitude de São Vicente e Santa Luisa de Marillac diante da pobreza do mundo”
6h30min, 8h30min e 11h30min – Missas com Novena.
17h – 4ª Caminhada da família com São Vicente e a Bíblia e com a participação da cantora Jake de São Paulo – saída em frente à Matriz de São Vicente, percorrendo as ruas D. Expedito Lopes, João Brígido, Silva Paulet, Cel. Alves Teixeira, Barão de Studart, Antônio Sales até à praça da Imprensa.
18h30min – CONCELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA NA PRAÇA DA IMPRENSA.
Convidados do dia: todos os paroquianos, amigos da Paróquia, os que trabalham com movimentos familiares, devotos de São Vicente, com a participação especial dos casais de todos os Círculos do ECC e as famílias convidadas que participaram do novenário.
 
27/09 – Segunda-Feira – Dia da Festa de São Vicente de Paulo

6h30min – Missa
8h30min – Missa com a participação da Pastoral dos Idosos Carentes, em seguida distribuição de sopa e cestas básicas no Salão Paroquial.
Organizadores: Viviane, Legionárias, Apostolado da Oração e Grupo Dirigente.
11h30min – Missa
Das 14h às 17h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
17h30min – Missa de Encerramento do Ano Jubilar – 350 anos da morte de São Vicente e Santa Luisa de Marillac.
Participantes: Toda a Família Vicentina, todas as Pastorais, Movimentos, Setores, paroquianos e devotos de São Vicente.
Celebrante: Dom José Luis – bispo auxiliar de Fortaleza

Com informações da Assessoria de imprensa do evento e do site www.cademeusanto.com.br

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles