Ancoradouro

Papa pede vigília por toda vida humana nascente

Neste próximo sábado, 27, o Santo Padre Bento XVI presidirá na basílica de são Pedro solene Vigília pela vida humana nascente.

A vigília é um apelo de sua santidade lançado no mês de junho a toda Igreja para se unir em oração pela vida nascente. O pedido foi feito através da Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos e do Pontifício Conselho para as Famílias em carta enviada a todos os presidentes de conferências episcopais em nome do santo padre.

Segundo a carta, a data foi escolhida oportunamente pelo papa por estar próximo ao período do Natal de nosso Senhor Jesus Cristo. A missiva propõe adoração ao Santíssimo Sacramento com o objetivo de “dar graças ao Senhor que, com a doação total de si mesmo, deu sentido e valor a toda a vida humana, e para invocar a proteção de todo ser humano chamado à existência”.

Algumas conferências episcopais como a Espanhola acrescentaram a recitação do santo terço. A carta enfatiza que o santo padre deseja o envolvimento de toda a Igreja nesta iniciativa de modo rápido e da maneira mais apropriada. “É desejo do Santo Padre que os bispos presidam em suas igrejas celebrações similares que envolvam paróquias, comunidades religiosas, associações e movimentos”, lê-se na carta.

O objetivo da Vigília é assegurar o crescimento da cultura da vida. “Todos nós somos conscientes dos perigos que ameaçam a vida humana hoje devido à cultura relativista e utilitarista que escurece a percepção da dignidade de toda pessoa humana, seja qual for sua fase de desenvolvimento”, justifica a orientação.

Ao final “todas as igrejas particulares, em união com o Santo Padre, Pastor universal”, possam “obter a graça e a luz do Senhor para a conversão dos corações e dar um testemunho comum da Igreja para uma cultura da vida e do amor”.

Em Fortaleza

Na arquidiocese de Fortaleza, o Sr. Arcebispo, dom José Antonio Tosi Aparecido Marques, confiou à pastoral familiar a responsabilidade de convocar todas as realidades eclesiais para solene concelebração eucarística à qual presidirá, dia 27, às19h, na Catedral metropolitana de Fortaleza.

A Comunidade Católica Shalom em comunhão com o sucessor de Pedro e com a Igreja local participa e incentiva os membros da Comunidade e Obra para estarem unidos em oração pela humana nascente na concelebração eucarística deste dia 27.

Recomendado para você