Comunidade resgata o sentido dos atos litúrgicos da Semana Santa em Fortaleza

A sexta-feira da Paixão marca para os cristãos a morte de Cristo, em sua concepção, pelos pecados da humanidade. A Comunidade Shalom meditou nesta manhã sobre este sacrifício compreendo-o como redentor, “um ato de amor sem medidas”, como definiu Moysés Azevedo, fundador  e moderador geral da Comunidade Católica Shalom.

Pe. Sílvio Scopel em sua palestra falou sobre a verdadeira motivação que deve ter o crsitão. “O Cristo que nós anunciamos como afirma o Apóstolo Paulo é o crucificado e o Cristo que devemos também seguir é o crucificado”, disse o padre. E mais: “Somos chamados a nos despojar das falsas imagens que podemos construir de Cristo como, por exemplo, a de um simples sábio ou milagreiro”, alertou o sacerdote.

“A ressurreição é o fruto colhido da cruz”, disse o padre que finalizou sua colocação afirmando que Cristo ressuscitado é a imagem do homem novo e que para sermos novos devemos aceitar o caminho de cruz como uma via redentora.

A manhã prosseguiu com a encenação da Via-Sacra meditada por membros da Comunidade. “Através da arte conseguimos chagar mais profundo ao coração das pessoas”, disse Lidiane Oliveira, responsável pela apresentação.

Hoje, às 15h, acontecerá na Catedral de Fortaleza a celebração da Paixão e Morte de Jesus. Amanhã, dia 23, o Retiro prossegue no período da tarde, a partir das 14h, meditando sobre a descida de Jesus à Mansão dos mortos para resgatar Adão e Eva e todos os antepassados que viveram antes da Encarnação de Jesus.

SERVIÇO:

Retiro da Semana Santa Shalom

Local: Ginásio poliesportivo Paulo Sarsate

Horário: 8h às 12h

Entrada: R$ 4,00 (quatro reais)

Mais informações: 8852.8952 (Vanderlúcio Souza)

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles