A hastag #queroumaigreja (Quero uma igreja) entrou neste dia 1º de agosto para os assuntos mais comentados do microblog Twitter. O tema estimulou cristãos e não-cristãos  postarem sobre o que pensam a respeito das várias denominações religiosas, geralmente intituladas como igreja.

Como acontece na rede de informações instantâneas muitas foram as críticas sobretudo enfatizando a hipocrisia na qual vivem alguns crentes e a relação que existe entre igrejas e dinheiro.

Dar para perceber o pouco de compreensão sobre o que, de fato, é a igreja. Para muitos não passa de uma instituição falida, para outros, um meio vigoroso de arrecadação às custas de uma massa alienada.

Recordo-me que entre os evangélicos é comum se ouvir afirmações do tipo “igreja não salva”, “eu não pertenço a religião alguma, pertenço a Jesus Cristo”, etc. Na grande maioria trata-se de uma crítica à instituição bimilenar Igreja Católica Apostólica Romana.

Chega a ser um discurso contraditório, pois todos estes que desdenham da igreja são membros de uma ou estão prestes a abrir alguma. Criticam os católicos por terem pessoas como o papa e bispos por referência e são ferrenhos defensores de seus pastores, os têm por verdadeiros gurus. Falam das  fotos dos santos e, no entanto, já vi na sede da Assembléia de Deus – aqui em Fortaleza –  a imagem fotográfica de pastores fundadores da denominação no Ceará.

Ainda dão a entender que não devemos se apegar a nada histórico referente à instituição igreja – pois esta não salva – e fundam um museu só para retratar a história de sua igreja. Isto aconteceu em Belém do Pará nas comemorações dos cem anos da Assembléia de Deus  no Brasil.

Aprofundando o tema, é de suma importância compreender que igreja sou eu e você, e todo fiel batizado que deixou por este dom a inabitação divina acontecer. Muito embora ser de fundamental importância e necessidade a instituição secular é mais ainda necessário entender o que diz o apóstolo Pedro que somos pedras vivas deste edifícil espiritual que é a igreja.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles