Ancoradouro

CNJ: Namoro e caminhada: a busca por discernimento rumo ao matrimônio

329 2

Por Imprensa Shalom

Carol Soares e Marco Dias

Um tema geralmente recorde de audiência entre os jovens, e que suscita questionamentos constantes, “Namoro e Caminhada de discernimento”, foi foco, na tarde de hoje, do workshop ministrado pelo casal Carol Soares e Marco Dias, membros da Comunidade de Aliança. O momento foi um dos eventos de destaque do Congresso Nacional de Jovens Shalom.

Durante a palestra, a necessidade de buscar junto a Deus as respostas relacionadas às dúvidas dos jovens sobre namoro e caminhada foi um dos destaques mencionados. Admitindo não ter receitas prévias para fazer um namoro dar certo, o jovem casal falou de maneira realista sobre as características e objetivos de levar à frente um namoro ou uma caminhada.

“O objetivo de um namoro é sempre o matrimônio”, explicou Carol Soares, durante a palestra, acrescentando que “o namoro surge do desejo do nosso coração de namorar outra pessoa, associado ao desejo de Deus”. O apreço e a disciplina pela oração, tanto pessoal quando por parte do casal, também foi mencionado durante a palestra.

Acompanhe o CNJ pelo Twitter www.twitter.com\juventudeshalom

Em momento seguinte, Marco Dias falou, aos mais de 300 jovens presentes do auditório, sobre o aprendizado de cada casal, a partir de cada discussão motivada por controvérsias. “A complementaridade passa por diferenças, o que gera conflitos durante o namoro”, ressaltou Marco, alertando para os limites de cada discussão, onde jamais deverá haver agressão física ou moral.

Pontos relacionados à boa caminhada e ao namoro positivo entre os jovens cristãos também foram citados, como a busca por características estáveis em cada um que não irão desaparecer com o tempo, como os valores morais, que, quando sinceros, permanecem durante a vida inteira.

Foi alvo de dúvidas por parte dos jovens presentes, que puderam enviar perguntas para serem respondidas por Carol e Marco, questões relacionadas ao ato conjugal, que jamais deve ocorrer antes do casamento, assim como a valorização excessiva da aparência física.

Namorados

Foi para tentar sanar dúvidas diversas relacionadas ao namoro que iniciou há seis meses que o casal de estudantes Amanda Barros, 18, e Nilton da Silva, 19, decidiu assistir à palestra. O casal faz parte da comunidade Shalom e integra um dos grupos de oração da comunidade.

“Tudo o que foi falado serviu para a gente tirar muitas dúvidas e, agora, nós dois vamos conversar sobre essas dúvidas, que eu tenho quase certeza que são de nós dois”, justificou Nilton durante entrevista.

História

O jovem casal Carol Soares e Marco Dias está unido há quase sete anos em um relacionamento que passou pelas fases de caminhada e namoro que os lavaram a discernir, junto a Deus, há poucos meses, a vontade de um noivado. Os dois membros da Comunidade de Aliança se conhecem desde o tempo da escola e há pouco tempo concluíram o curso de Medicina. Desde junho, oficializara o noivado.

Dica

Para quem ainda guarda dúvidas sobre namoro, caminhada e relacionamento cristão, Carol e Marco indicam ao Portal da Comunidade Shalom alguns livros, como:

– Belo é o amor >> Autora: Maria Emmir Nogueira

– Jovens >> Formação afetiva e sexual >> Autor: Pe. Alírio José Pedrini

– O Namoro >> Autor: Felipe Aquino

Veja aqui as fotos dos workshops

Recomendado para você