Catedral de Fortaleza

Com informações atualizadas nesta manhã de segunda-feira,07, às 10h37.

Durante a missa das 18h deste domingo (06) foi anunciado pelo pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, Clairton Alexandrino que a Igreja da Sé fechará as portas por tempo indeterminado. O motivo é a ocupação da calçada e o entorno do templo pelos feirantes. “Para a missa que acontece pela  manhã é impossível os  fieis estacionarem e até mesmo entrar no templo para a oração”, disse o sacerdote que só celebrará no próximo domingo se alguma medida for tomada .

Por telefone, Pe. Clairton Conversou com o blog ANCORADOURO. “Fique claro que meu pedido é que haja uma solução para os feirantes que precisam trabalhar. Contudo,não pode ser na porta da Catedral. Os fieis me exigem uma solução, mas eu não posso dá-la, cabem às autoridades competentes, pois não tenho jurisdição sobre a calçada. Por isso fui obrigado, com a anuência do senhor bispo, a tomar esta medida drástica de fechar o templo”, desabafou.

Outra reclamação é  a sujeira. Até dejetos humanos são deixados no lugar causando constrangimento para os funcionários que precisam deixar o espaço limpo. “Isto causa um prejuízo enorme. Se coloco um cadeado no portão eles quebram para poder colocar os carros, cedo, no estacionamento. Ultimamente quebraram um portão de ferro.  Quem vai ressarcir este prejuízo à Catedral?”, questiona o pároco.

Fieis reclamam das peças íntimas expostas na grade do estacionamento. “É um absurdo. Deveriam procurar outro lugar para comercializar os produtos”, afirmou  Francisca Lúcia que participa da missa do domingo no período da noite junto com a família.

Na missa da manhã deste domingo (06), Pe. Brendan McDonalds levou quinze minutos para entrar na Igreja por conta da obstrução do portão. “Isto é um absurdo”, declara Pe. Clairton. O responsável pela Igreja ainda afirma que o problema se arrasta há muitos anos. Antes, os feirantes utilizavam a Praça. “Na época ao receber o Núncio Apostólico (representante do papa no país) eu não pude fazer o ritual que prescreve o recebimento da autoridade eclesiástica pela porta da frente da Catedral. Tive que recebê-lo pela porta dos fundos”, relembrou.

Ainda segundoPe. Clairton  a última atividade do templo será, hoje,  a oração do terço da Misericórdia que estava programado. Depois, a Igreja fechará as portas e só abrirá quando uma solução for dada pelo órgãos competentes.

O Blog ANCORADOURO entrou em contato com a Secretaria Executiva Regional do Centro de Fortaleza (Sercefor), responsável pela área. No momento os responsáveis não puderam atender por estarem em reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado. Comprometeram-se em entrar em contato assim que a reunião terminasse.

O blog acompanhará o caso e manterá os leitores informados sobre o assunto.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles