Chegou o momento tão esperado por milhares de jovens do mundo inteiro: o lançamento da logomarca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013. Nesta terça-feira, 7, o mundo irá conhecer o símbolo da próxima edição de um dos maiores eventos que a cidade do Rio de Janeiro irá sediar entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

O lançamento será às 19h30 no auditório do Edifício João Paulo II (Glória) e contará com a presença do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, do prefeito da cidade, Eduardo Paes, do presidente da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Dom Raymundo Damasceno, do secretário da Congregação para os Bispos no Vaticano, Dom Lorenzo Baldisseri, e de cerca de 100 bispos do Brasil e exterior, além de diversas autoridades e representantes da sociedade.

O evento será transmitido pelo site www.rio2013.com. Na programação, o presidente do Instituto JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, irá anunciar o vencedor do concurso da logomarca. No momento em que a logo for apresentada, o Cristo Redentor será iluminado com as cores verde e amarelo, em referência ao país sede da próxima JMJ.

LOGO

Para chegar à logomarca oficial, foi percorrido um longo caminho, iniciado no dia 27 de setembro de 2011 com o lançamento do edital do concurso para escolher o símbolo da JMJ. Mais de 200 trabalhos enviados de todas as partes do mundo chegaram ao Comitê Organizador Local (COL) e demonstraram, além de criatividade e técnica, a força da fé e da alegria da juventude católica.Após o encerramento do concurso, no dia 31 de outubro, começou o processo de seleção, onde as logomarcas foram avaliadas por um grupo de designers, por uma comissão do Setor Juventude e também pelos setores pastoral e presidência do COL.

No dia 13 de dezembro as duas logos finalistas foram apresentadas ao Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), em Roma, que escolheu a vencedora em comum acordo com os representantes do Comitê Organizador Local.  JMJ A Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional de jovens com o Papa – uma grande celebração da juventude, do que significa ser Igreja, Povo de Deus em meio ao mundo, unido na fé e no amor, e enviado a testemunhar Cristo ressuscitado até os confins da terra.

O encontro dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu milhares de jovens de mais de 190 países. A XXVIII Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro e atrairá jovens de todo o mundo para o encontro com o Papa Bento XVI. O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação da Cruz dos jovens e do Ícone de Nossa Senhora pelo país. Os símbolos da JMJ percorrerão todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul em preparação para a JMJ RIO2013.

Serviço:

XXVIII Jornada Mundial da Juventude Rio2013

Lançamento da Logomarca Oficial

Data: 7 de fevereiro de 2012, às 19h30Local: Edifício João Paulo II – Rua Benjamin Constant, 23, Glória.

JMJ

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles