Dom José Antonio presidiu o ato litúrgico

A abertura da Semana Santa aconteceu na manhã deste domingo (1º) com a bênção dos Ramos e solene Concelebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Fortaleza dom José Antonio.

Multidão saiu às ruas com ramos nas mãos

O ato litúrgico teve início na Igreja de Cristo Rei onde aconteceu a primeira parte da Liturgia com a aspersão dos ramos e leituras bíblicas e homilia.

Ouça a homilia de Dom José Antonio, aqui.

Uma procissão seguiu em cortejo para a Catedral Metropolitana de Fortaleza conduzida por integrantes da Comunidade Católica Shalom que fizeram motivações baseadas nas mensagens de Bento XVI  para a  Quaresma e para o Dia Nacional da Juventude, comemorado hoje em todas as Dioceses católicas. O conteúdo principal da mensagem é a alegria e cuidado ao próximo.

Confira fotos do ato litúrgico, aqui.

Durante o percurso caiu uma chuva rápida, mas não não impediu dos fieis concluírem o trajeto com muita fé e clima de oração acompanhando os passos de Cristo na entrada em Jerusalém.

Confira a mensagem do  papa Bento XVI na íntegra, aqui.

Na Catedral foi proclamada a narrativa da Paixão do Senhor. O ato litúrgico abriu oficialmente a semana mais importante do calendário cristão. A música ficou por conta dos cantores da Comunidade Shalom sob a regência de Nicodemos Costa.

Retiro e Espetáculo

A Comunidade Católica Shalom promove nos dias 5,6,7 e 8 de abril mais uma edição do Retiro de Semana Santa no ginásio poliesportivo Paulo Sarasate. As atividades acontecem em sintonia com os atos litúrgicos que ocorrem na mesma data na  catedral metropolitana de Fortaleza.

Entrada de Jesus em Jerusalém

Uma novidade neste ano é a realização do espetáculo A Paixão de Cristo. Uma gigantesca estrutura será montada no ginásio Paulo Sarasate para a apresentação única da “Paixão” dia 9 de abril, às 19h, que reunirá nos palcos mais de 150 atores que contarão através da música, teatro e dança a história da vida pública, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, culminando com o Pentecostes, narrativa do envio do Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles