Por, Cleiton Ramos – Rio de Janeiro

Os nomes dos Patronos e Intercessores foram anunciados após a Celebração Eucarística

Beato João Paulo II

Na tarde deste domingo,27, tendo início com a oração do Terço na Igreja Bom Jesus da Penha, seguido de uma procissão até a subida da escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Penha, onde ocorreu uma missa campal,  o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta,  anunciou o nome dos santos patronos e intercessores da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de janeiro em 2013.

Logo após a celebração eucaristica, a procissão seguiu até a Igreja da Penha. Conforme subiam os degraus, os santos intercessores eram revelados um por vez, entre eles: as beatas Chiara Luce e Albertina Berkenbrock, santa Teresa de Los Andes, São Jorge entre outros. Chegando à Igreja, foram divulgados os santos patronos da JMJ RIO2013, Santa Teresa de Lisieux, São Sebastão,  Nossa Senhora Conceição Aparecida, Santo Antonio de Santana Galvão e o beato João Paulo II.

“Os santos patronos foram escolhidos, pois se identificam com o Brasil, com o Rio de Janeiro e com o evento. Já os santos intercessores, são referencias para os jovens do mundo inteiro, exemplos a ser imitados”, explicou Padre Arnaldo, diretor executivo do Setor de Preparação Pastoral do evento.

Confira a lista completa dos Patronos e Intercessores,aqui.

Motivados pela escolha do beato Frederico Hozanam , vicentino, como um dos santos intercessores,  fez com que jovens de Juiz de Fora, MG, organizassem uma caravana para a celebração.

“Esse momento representa a caridade da juventude no Brasil. Ser vicentino é ter caridade, ter amor. E ter beato Hozanam no meio dos intercessores, com certeza é a caridade em forma de juventude no Brasil”, afirmou Vanderson Luiz de Oliveira Nunes, membro Vicentino.

Com aproximadamente 300 pessoas, o clima no local era de alegria e emoção. Perguntado sobre o sentido dos santos patronos para a JMJ, a missionária da Comunidade Shalom Karliany Moura, respondeu: “Diante de um mundo que diz para o jovem que não se pode ser santo, que não se pode amar a Deus, que é impossível ter uma vida de  santidade, os santos patronos nos aproximam dessa verdade que Deus escolheu para cada um de nós. Eles nos indicam esse caminho, que Deus nos propôs, e é isso que eles vêm realizar em nosssas vidas. Os santos patronos nos aproximam da santidade”,disse.

O dia encerrou com a benção do Santíssimo Sacramento.

Acesse o site da JMJ: http://www.rio2013.com/pt

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles