Na manhã desta  terça-feira, dia 10, foi divulgado o plano de segurança para o Festival Halleluya 2012 pelos órgãos públicos competentes, além da apresentação à imprensa da parceria do Festival com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará-Hemoce, na coleta de sangue e com a Defesa Civil do estado na arrecadação de alimentos não perecível.

A Polícia Militar junto com a Polícia Civil disponibilizará 680 homens durante as 5 noites, uma média de 120 por dia. Os militares atuarão nas cercanias do evento, motorizados, montados e a pé, segundo informação divulgada pleo Cap. Jansen Braga, membro da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional – Copol. A 16ª Delegacia de Polícia, vizinha ao Condomínio Espiritual Uirapuru, será a DP plantonista. O capitão ainda orientou como medida preventiva que os participantes do Festival não levem pertences de valor.

O Corpo de Bombeiros Militar estará presente com caminhão ABT de 5  mil litros e um efetivo de  20 homens por dia. Também contará com uma ambulância do GSU no local. Os quartéis de Messejana e Parangaba ficarão de sobreaviso para casos de emergência. Já a coordenação do Festival Halleluya informa que manterá durante os dias de atividade uma ambulância, um ambulatório com equipe médica, 50 socorristas por dia e uma equipe de brigadistas no palco.

Veja as fotos da coletiva, aqui.

Para controlar e otimizar o trânsito nas imediações do Condomínio, a Autarquia Municipal de Trânsito , Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza- AMC, o sr. Disraeli Brasil, gerente de operações informou que 120 agentes se reversarão por dia em três turnos para atender a demanda. Trinta agentes estarão em pontos fixos e  10  estarão embarcados fazendo o controle de tráfego nas avenidas Dedé Brasil e Alberto Craveiro. O agente incentiva aos participantes a “carona solidária”, um meio de diminuir o fluxo de automóveis no local.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – Etufor informou que aumentará a frota de ônibus que fazem as linhas que passam pelo Condomínio até às 4h. Em breve, o órgão disponibilizará o número de carros e os nomes das linhas favorecidas com o acréscimo de ônibus.

Uma parceria importante foi firmada entre a organização do Festival Halleluya e a Defesa Civil do estado do Ceará. “Atualmente, 80% dos municípios do nosso estado estão em estado de emergência”, disse  major Wagner, responsável pela operação de coleta de alimentos no Festival. A parceria firmada entre o evento e a Defesa Civil reverterá os alimentos coletados para as obras de promoção humana da Comunidade Shalom e cidades com o perfil descrito pelo major. “Feijão,óleo e macarrão são itens importantes na confecção de nossas cestas báscias”, informou o militar.

Consolidando o Festival Halleluya como o evento mais solidário do estado o Hemoce anunciou nesta manhã que pretende chegar ao número de mil bolsas de sangue coletadas na edição deste ano. “Temos uma meta mensal de coletar 5.500 bolsas de sangue. O único mês que conseguimos bater esta meta foi em julho do ano passado, no Halleluya. Neste ano mantemos a mesma expectativa”, disse Dra. Nágela Lima, coordenadora do núcleo de captação da instituição que há dez anos mantém parceria com o maior festival de artes integradas do país.

O Festival Halleluya 2012 – A festa que nunca acaba acontecerá de 18 a 22 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru (Av. Alberto Craveiro, 2222, Dias Macedo). A entrada é franca mas os participantes são convidados a doar um quilo de alimento.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles