Em clima de Jornada Mundial da Juventude invade o Rio de Janeiro dez meses antes da chegada do Papa Bento XVI. É que o Congresso de Jovens Shalom (CJS) será realizado nos moldes de uma JMJ. O evento acontece de 21 a 23 de setembro, no América Football Club, na Tijuca, Rio de Janeiro, e é aberto a jovens com idades entre 13 e 28 anos, que participem ou não de grupos e movimentos eclesiais.

 

O apoio de voluntários e a hospedagem dos participantes acontecem sob a organização dos setores da JMJ Rio2013, que encaram o desafio antecipado como forma de treinar os envolvido uma vez que organizar um encontro do Sumo Pontífice com peregrinos do mundo inteiro requer boa experiência.

 A diretora do setor de Hospedagem da JMJ Rio2013, Irmã Graça Maria, diz que esta é a terceira oportunidade de acionar as famílias cadastradas para a Jornada. “Quando tivemos, em junho, o encontro de brasileiros que foram voluntários em Madrid e o Preparai o Caminho, em julho, algumas famílias abriram as portas de suas casas”, conta. “Desta vez, eles vão atender os inscritos no Congresso de Jovens Shalom, que acontece de 21 a 23 de setembro, no Clube do América, na Tijuca. Fizemos uma reunião com as paróquias dos Vicariatos Sul e Norte da Arquidiocese do Rio. Lá é onde os participantes do congresso vão ficar nas casas de família. Estamos em um período de captação das vagas para este evento específico. Isso quer dizer também que o Congresso nos ajuda a elevar o número de famílias acolhedoras para a JMJ”, avalia a religiosa. “É um treino para as famílias sentirem o que é hospedar peregrinos, favorece uma primeira experiência, tira supostos receios, divulga a possibilidade. Uma pessoa, por exemplo, vê que um vizinho acolheu e se anima a fazer esse gesto de caridade”, complementa.

Companhia de Artes Shalom

 Já o setor de Voluntários da JMJ Rio2013 colocou à disposição do evento cerca de 300 voluntários. Eles estarão nos aeroportos do Rio, Santos Dumont e Galeão – e nas estações Afonso Pena e São Cristóvão – para acolher e fornecer informações; nos pontos de hospedagem, para acolher, limpar o local e distribuir café da manhã; além dos stands nos eventos para divulgar a Jornada Mundial da Juventude – que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho do ano que vem. A JMJ Rio2013 é o maior evento direcionado à juventude do mundo – seus números superam Copa e Jogos Olímpicos juntos – e promete atrair milhões de peregrinos de todas as raças, etnias, culturas, credos e religiões.

 O Congresso 

O Congresso de Jovens Shalom terá como tema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4, 4a), o mesmo que o Papa Bento XVI sugeriu para as Jornadas Diocesanas da Juventude 2012. Uma missa na Catedral de São Sebastião, sexta-feira, dia 21, às 19h30, marcará a abertura do evento. A missa será presidida pelo bispo auxiliar do Rio e vice-presidente do COL, Dom Antonio Augusto Dias Duarte. O arcebispo do Rio e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, preside a missa de domingo, dia 23, às 11h30, no América Football Club.

 O congresso tem como objetivo levar o jovem a refletir e experimentar a alegria de se ter a pessoa de Jesus Cristo como referencial primeiro dos projetos e da vida. Tem o objetivo de favorecer a experiência pessoal com Deus e o crescimento humano dos jovens, através dos direcionamentos dados pela Igreja, que tem com frequência convidado os jovens a se tornarem novos apóstolos da juventude.

 Durante o CJS haverá celebrações eucarísticas, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e  workshops. O fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, e a co-fundadora, Emmir Nogueira, já estão confirmados.

 As inscrições ainda podem ser feitas na Livraria Shalom do Rio de Janeiro (Rua Bento Lisboa, 112 – Catete) ou pela internet: inscricoes@gmail.com. Também serão aceitas inscrições durante o encontro, no  América Football Club. O custo é de R$ 25,00. Mais informações: (21) 3251-4831 | 8038-8036 | cnj@comshalom.org.

 Noite cultural durante o Congresso de Jovens

 Na noite de sábado, 22 de setembro, a partir das 19h, acontecerá no América Football Club, duas grandes apresentações culturais: o espetáculo “Encontro”, um musical produzido pela Companhia de Artes Shalom, e o show da banda Missionário Shalom. As apresentações são abertas também ao grande público. Para quem não estiver participando do Congresso o ingresso custa R$10,00.

 O musical “Encontro” narra a vida de um jovem e sua trajetória. “Em cada ‘encontro’ que o personagem vive, vai sendo introduzido em uma nova fase de sua história. O primeiro encontro é com o ‘Amor’, em seguida o encontro com o ‘O Outro’, o terceiro encontro é com a ‘Fragilidade Humana’ e, por fim, o encontro com a morte e a descoberta que a existência humana não pode reduzir-se a essa terra” – conta Wilde Fábio, diretor e roteirista do espetáculo.

 Repleto de imagens do cotidiano e da vida urbana, “Encontro” aborda com beleza e simplicidade temas como o amor, amizade, relacionamentos, conflitos interpessoais, autoconhecimento e a própria morte. A apresentação acontecerá a partir das 20h30.

 O Espetáculo, que estreiou em Fortaleza (CE), tem em sua agenda apresentações em Natal, João Pessoa, Recife, Aracaju, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Belém, entre outras.

Tagged in:

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles