Catedral lotada e muita expectativa  para a abertura do Ano da Fé que foi feita pelo arcebispo metropolitano de Fortaleza dom José Antonio. No início da celebração eucarística que marcou o ato foi lido o decreto da Penitenciária Apostólica que prescreve aos fieis como ganhar  indulgência plenária (perdão dos pecados)  durante este período que vai até novembro de 2013.

Catedral Metropolitana de Fortaleza repleta de fieis

O Ano da Fé marca os cinquenta anos do Concílio Ecumênico Vaticano II. ” Não se trata de simples comemoração, mas de uma tomada de consciência  jubilar diante deste acontecimento extraordinário”, explicou o arcebispo durante a homilia (explicação das leituras bíblicas).

“Jesus é o centro da fé cristão. É aquele que começa e completa do Ano da Fé”, prosseguiu Dom José. Ainda segundo o pregador a fé é um dom e como tal precisa ser acolhida. “Queremos assumir a nossa responsabilidade acolhendo o dom da fé, e se acolhe a fé, acolhendo Jesus e isto é feito através da recepção de sua palavra ensinamento”, motivou.

Este é um ano propício para o estudo do Catecismo da Igreja Católica, que explica os artigos da fé e foi organizado e apresentado aos fieis durante o pontificado do Papa João Paulo II, nos trinta anos do Vaticano II. “Somos chamados a todos os dias rezar o “Credo” em família e refletir sobre o dom da fé”, proclamou.

O Ano da Fé  em Fortaleza está dentro do tríduo que culminará em 2015 com a celebração do centenário da Arquidiocese.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles