Uma tragédia formada por uma série de descuidos e irresponsabilidades como aglomeração de pessoas sem saída de emergência, manuseio de artefato inflamável, pouco reflexo dos indivíduos  por conta do consumo de álcool e tumulto. Somado a isso a incompetência dos órgãos reguladores do funcionamento de casas noturnas.

No ambiente de dor e consternação muitos católicos se manifestaram solidariamente às  vítimas e familiares da tragédia de Santa Maria (RS). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a arquidiocese de Santa Maria (RS) emitiram nota.

Já a arquidiocese do Rio de Janeiro cancelou o bloco de carnaval “Folia com Cristo”. No lugar da  animação, música sacra no trio que percorrerá o trecho do centro da cidade  à Catedral Metropolitana de São Sebastião onde haverá a recitação do santo Terço e Missa pelas vítimas. Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, utilizou seu perfil no Twitter para expressar seus sentimentos pela tragédia em Santa Maria. “Esperamos que o Senhor Ressuscitado, vencedor da morte, possa ser o consolo e a esperança neste momento de sofrimento e dor”, diz o texto.

A missão da Comunidade Católica Shalom, missão do Rio de Janeiro, também suspendeu as atividades em seu centro de evangelização do Catete. Os membros daquela comunidade foram convocados para a missa na Catedral com o arcebispo.

Em conversa com o ANCORADOURO Michelle Martins, da Comunidade Nos Passos do Mestre, em Porto Alegre (RS), relembrou que o Bote Fé, peregrinação com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, aconteceu naquele estado justamente na cidade de Santa Maria, a 300km da capital gaúcha. “Foram muitas as dificuldade para a realização daquele evento mas hoje vejo que Deus estava de alguma forma visitando aqueles jovens”, relembra Michelle.

O Bote Fé de Santa Maria foi realizado em novembro de 2012 e reuniu mais de vinte mil jovens. Acompanhe imagens da chegada dos símbolos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=si46ZSY9FIU[/youtube]

A Coordenação da Jornada Mundial da Juventude, irmanada ao Regional Leste I da CNBB também se manifestou. “Rezamos pelos falecidos, como pelos hospitalizados e os que estão trabalhando com afinco para minorar a dor de todos, como também pelo  consolo dos amigos e familiares das vítimas”, diz a Nota.

Acompanhe o que disseram artistas, políticos e líderes  católicos pelos País sobre a tragédia.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles