Na missa de encerramento arcebispo comentou decisão do papa e organização do evento festeja números positivos.

Foto: Fernando Maia da Cunha

Foto: Fernando Maia da Cunha

Depois de três dias de oração, louvor e alegria, o saldo foi positivo. O Renascer 2013 alcançou um público de 12 mil pessoas por dia. O evento é organizado há 27 anos pela Comunidade Católica Shalom. “Propomos para Fortaleza um carnaval de Paz e o público aderiu”, avalia Tobias Cortez, membro da organização do retiro.

A solidariedade foi um dos pontos altos do Renascer 2013. Mais de duas toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadadas. Os volumes serão distribuídos para as casas de Promoção Humana atendidas pela Comunidade. No posto do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceara (Hemoce), foram coletadas 235 bolsas de sangue.

O arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio, presidiu a missa de encerramento e se disse feliz com a porção do povo de Deus reunida em grande número em pleno carnaval. “Existe um Anseio no coração humano por alegria e felicidade. Deste modo é que fomos criados por Deus. Aqui neste retiro vocês puderam fazer a experiência de renascer e experimentar a alegria verdadeira”, disse o arcebispo.

Na oração dos fieis foi rezado pelo papa Bento XVI. Cerca de 12 mil pessoas suplicaram que o Espírito Santo o assistisse nesse tempo novo.

Arcebispo comenta decisão do papa

Antes da Missa o arcebispo comentou a decisão de Bento XVI. “Foi uma atitude humilde e que acontece com frequência na vida ordinária da Igreja e até da sociedade civil. Os bispos quando chegam a determinada idade, renunciam; também, padres. Entre os profissionais também, muitos se aposentam e dão lugar aos mais novos”, exemplificou.

Testemunho de Fé 

Ao final da celebração Dom José Antonio, anunciou uma novidade para esta quaresma, o encontro “Testemunho de Fé”, encontro semanal, durante os sábados quaresmais do arcebispo com os jovens, a partir das 16h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. O primeiro encontro será próximo dia 16, com jovens da Comunidade Católica Shalom. Na programação, oração, louvor, testemunhos de vida, sempre finalizando com celebração Eucarística. “Testemunhos de Fé” é um encontro em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.

Confira imagens do Renascer 2013 (Fotos: Fernando Maia da Cunha e Wallace Freitas)

 

DSC_0897

DSC_0880 DSC_0864 DSC_0853 DSC_0839 DSC_0834 DSC_0798 DSC_0792 DSC_0885

IMG_1662 IMG_1550 IMG_1579 IMG_1584 IMG_1588 IMG_1604 IMG_1612 IMG_1627 IMG_1633

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles