Nesta quarta-feira de Cinzas, dia 13, foi lançada em Fortaleza a 50ª edição da Campanha da Fraternidade (CF) que neste ano traz como tema “Fraternidade e Juventude”.

O objetivo geral da CF  é “Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para o seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz (Texto-Base da CF 2013).

O ato aconteceu no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja e contou com a presença do arcebispo metropolitano  Dom José Antonio e líderes religiosos e do poder público que trabalham com a juventude.

Veja vídeo promocional da CF 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wB1uTs7rUvI[/youtube]

Acompanhe o que dizem os membros que compuseram a mesa.

Dom José Antonio – Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Dom José Antonio preside lançamento da Campanha da Fraternidade.

” Dom José Antonio preside lançamento da Campanha da Fraternidade.

“A Campanha da Fraternidade surgiu no Rio Grande do Norte como uma proposta de evangelização na quaresma. A iniciativa se expandiu e tomou caráter nacional em 1964.

Três passos são fundamentais para o sucesso da Campanha da Fraternidade: escuta, acolhimento e atitude.

Para a Igreja a Campanha da Fraternidade é uma oportunidade de diálogo, não apenas no âmbito eclesial mas também com a sociedade como um todo.

Evangelizar, como nos ensinou o Beato João Paulo II não é impor uma verdade, mas testemunhar a vida da fé. Deste modo a CF deseja ser um testemunho de fé, um espaço de diálogo onde desejamos escutar os jovens neste ano.

O diálogo na Igreja Católica começa com  o Transcendente e se prolonga na dimensão horizontal, no trabalho e cuidado de todos os homens.

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa que se estende a todas as outras religiões. Temos compromisso com a juventude, sobretudo no combate a violência ao jovem negro”.

Foi lida na íntegra a carta que o papa Bento XVI envio ao Brasil por ocasião da Campanha da Fraternidade.

Leia, aqui.

Ismênio Bezerra – Coordenador dos trabalhos com a juventude do Governo do Estado.

O secretário relembrou suas origens católica e de engajamento pastoral. Também recordou que em 1992 a juventude também foi temática da Campanha da Fraternidade. “Daquele tempo para a cá a juventude mudou o seu rosto. Hoje, esse tema é também uma preocupação do governador do estado, Cid Gomes”,  pontuou.

“A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa que se estende a todas as outras religiões. Temos compromisso com a juventude, sobretudo no combate a violência ao jovem negro”, finalizou.

 Outras colocações

Pe. Duarte, assessor eclesiástico para a juventude da Arquidiocese de Fortaleza, enumerou as diversas atividades que acontecerão até a Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada  no Rio de Janeiro. Logo em março, dia 2, se lembrará o um ano da passagem dos símbolos da Jornada pela capital cearense. Também haverá a Semana Missionária que acontecerá de 16 a 20 de julho em toda a Arquidiocese e receberá peregrinos estrangeiros antes da JMJ.

 Veja mais imagens do lançamento e entrevista coletiva

DSCN7446 DSCN7432 DSCN7436 DSCN7438 DSCN7440 DSCN7443 DSCN7444

DSCN7423 DSCN7424 DSCN7425 DSCN7426 DSCN7427 DSCN7428 DSCN7429

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles