falhaJNEm reportagem veiculada nesta terça-feira, dia 19, no Jornal Nacional (TV Globo)  foi citada a opinião de um cardeal como sendo a do Arcebispo emérito de São Paulo, também cardeal, Dom Cláudio Humes.

No início da matéria a  correspondente da emissora no Vaticano, Ilze Scamparini, conversa  com Silvonei José, responsável pela Rádio Vaticana na língua portuguesa. Logo após a repórter dar andamento a uma especulação sobre o questionamento da  presença  do cardeal e ex-arcebispo de Los Angeles Roger Mahony, acusado por acobertamento em casos de pedofilia, segundo a mídia.

Ilze informa em seu texto que o cardeal Hummes foi um dos responsáveis em acompanhar o caso do purpurado  americano. No off (quando na matéria aparece a locução do repórter apoiada por imagem) é apresentado um cardeal como se fosse Dom Cláudio em Roma.

Um erro que pode ser considerado  crasso levando em conta o porte da especulação  e do alcance do Jornal, fonte de informação para milhões de brasileiros.  Diante da falha, em confundir um outro cardeal com Dom Cláudio, fica a pergunta: a especulação apresentada pela repórter foi de fato uma declaração  de Dom Cláudio?

O jornalista Rafael Leal lembrou em seu twitter ao apresentador do telejornal Willian Bonner que o arcebispo citado na matéria ainda encontra-se em São Paulo.

jornalista

O titular do blog entrou em contato com a produção do Jornal Nacional e foi informado que o vídeo não seria veiculado no G1, portal de notícias da emissora, como normalmente é feito, isto porque conforme política da emissora não se replica vídeo com erros.

Em seguida foi feito contato  com o atendimento ao telespectador da TV Globo onde se registrou  o erro primário  e solicitado uma errata no telejornal. “Não basta que o erro não seja replicado, precisa ser reparado”, diz ao blog  Tobias Cortez, telespectador que também percebeu a falha.

Comunicação da Arquidiocese 

O secretário de comunicação da Arquidiocese de São Paulo escreveu o seguinte informe em uma rede social:

“O Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo, não é o cardeal entrevistado pela repórter Ilze Scamparine em reportagem veiculada hoje pelo Jornal Nacional. A Arquidiocese de São Paulo já entrou em contato com a emissora”.

Especulações hilárias 

O anúncio da renúncia do papa Bento XVI gerou uma série de especulações, algumas bastante engraçadas, como a exibida ontem, também no Jornal Nacional, produzido pela mesma repórter. Na reportagem, Ilze liga o fato do papa ter pedido oração por ele e seu futuro sucessor em espanhol, a um sinal de que o futuro papa  venha a ser  Latino-Americano.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles