DSCN9391A Catedral Metropolitana de Fortaleza foi palco da segunda edição do “Testemunha da Fé”, catequese ministrada pelo arcebispo Dom José Antonio aos jovens.

Neste dia as orações são dedicadas a Bento XVI, uma forma de agradecê-lo por seu pontificado. Os jovens são dos diversos movimentos e Novas Comunidade da Arquidiocese que se preparam para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em julho deste ano na cidade do Rio de Janeiro.

Leia também:

Jovens preparam aplausos de 90 minutos para Bento XVI

Jovens agradecem a Bento XVI

Em coluna de O Globo papa é comparado à líder Nazista

O ponto central da catequese é o ensinamento do arcebispo que neste sábado abordou alguns artigos do Credo, também conhecido como Símbolo da fé cristã. “Temos o resumo da nossa fé no Símbolo apostólico (o Credo) que rezamos todos os domingos na Missa”, disse Dom José, baseando-se no Youcat, versão do catecismo da Igreja Católica para os jovens.

” O que é celebrar? Como celebramos? O que celebramos?”. A estas resposta o próprio arcebispo as respondeu a partir de uma comparação com o templo da Catedral. “Este templo encerra nele a tradição de 2 mil anos da Igreja. Possui uma grande nava onde ficam os fieis; um espaço de destaque para o altar; a cadeira sede que indica que alguém a preside. E neste local é que celebramos a fé, toda a comunidade unida a Cristo”, ensinou.

A fala posterior de Dom José enfocou a segunda parte do catecismo dedicado a explicar os que são os sacramentos e a liturgia. ” Temos três sacramentos da iniciação, Batismo , Eucaristia e Crisma; dois de cura, Reconciliação e Unção dos Enfermos e dois de missão, Matrimônio e Sacerdócio”, explicou.

Testemunho de Fé

Moysés Azevedo

Moysés Azevedo

Na catequese deste sábado o convidado para testemunhar a fé foi Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom, instituição que recebeu durante o pontificado de Bento XVIo reconhecimento definitivo de seus estatutos como Associação Internacional Privada de Fieis.

Homilia

“Deus teve a iniciativa de nos amar por primeiro,de conosco fazer aliança e espera de nós uma resposta de fé”;

“Na promessa da Nova Aliança Cristo é quem se oferece em sacrifício por nós, a fim de obtermos a vida eterna”;

Confira as primeiras imagens do evento (Fotos: Wallace Freitas)

DSCN7535 DSCN7536

DSCN9438

DSCN9413 DSCN9430 DSCN9422 DSCN9421

DSCN9406 DSCN9315 DSCN9316 DSCN9322 DSCN9324 DSCN9325 DSCN9330 DSCN9342 DSCN9347 DSCN9361 DSCN9363 DSCN9365 DSCN9370 DSCN9391 DSCN9395 DSCN9397 DSCN9400 DSCN9404

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles