bentoxvi” Um papa aberto a temas da modernidade” tem se tornado uma espécie de refrão repetido a exaustão por alguns setores da opinião pública quando se refere ao novo líder da Igreja Católica.

Alguns comentaristas, jornalistas e colunistas se posicionam como dos mais assíduos fieis da fé católica e ditam como querem o novo papa e como juízes maliciosos  tentam reduzir o papado  de Bento XVI a alguns escândalos e  supostas brigas pelo poder nos bastidores do Vaticano.

Na verdade, Bento XVI tocou nos temas mais espinhosos que se possa pensar, de dentro e fora da Igreja. O que ele não pode fazer – e é isso que exige a opinião pública –  é apoiar o aborto, a distribuição de contraceptivos, união de pares homossexuais. Isto não fez Bento, nem fará o novo Papa, pois antes de obedecer aos homens precisa obedecer por primeiro a Cristo, fundador da Igreja.

Destaco algo interessante do atual papa, ele mantinha desde os tempos de cardeal um encontro anual com ex-alunos onde se dialogava sobre os mais diferentes e controversos assuntos.

Em 2012 o 36º encontro  com ex-alunos aconteceu em agosto e ecumenismo foi o tema central. Um dos convidados foi   o representante evangélico Ulrich Wilckens. Noutras reuniões já foram pautas temáticas relacionadas ao evolucionismo, criacionismo, nova evangelização e até mutação.

Leia mais:

Páscoa, Mutação e Fissão Nuclear

Sobre os escândalos de abuso sexual por parte de membros da Igreja há uma extensa produção que pode ser acessada por qualquer pessoa, assim tenha boa vontade de compreender o pensamento do papa e as enérgicas atitudes tomadas para sanar esta chaga e evitar crimes futuros.

Portanto,  conjecturar que a Igreja viverá um tempo de renovação por estar fora do bastião de Bento XVI é um equívoco e grande desconhecimento sobre o vasto conteúdo deixado pelo magistério do papa alemão.

Tagged in:

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles