• As congregações gerais estão previstas para o dia 4 de março

cardeais100A convocação dos cardeais para as congregações – após o envio da correspondente carta do cardeal decano, Angelo Sodano, no dia 1º de março, quando começa a sé vacante – deverá começar na segunda-feira, dia 4 de março. Esta informação foi confirmada pelo Pe. Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, durante um encontro com os jornalistas.

“É muito possível – comentou Lombardi – que não haja congregações no sábado e no domingo, mas que comecem imediatamente depois, ou seja, o quanto antes possível.”

Leia também

Bento XVI: “Panzer da Misericórdia”

O Vaticano não é a Igreja

A punição dos pedófilos

Estas congregações gerais – reuniões dos cardeais antes da eleição papal – servirão para estabelecer a data do conclave, já que o motu proprio recentemente aprovado pelo Papa lhes confere esta faculdade. O lugar da reunião das congregações será a sala nova do Sínodo.

Os cardeais “não residirão na Domus Sanctae Marthae antes do início do conclave”, explicou também o Pe. Lombardi, pois lá está sendo realizada uma reforma. Os quartos serão distribuídos por sorteio entre os cardeais.

O mesmo acontece na Capela Sistina, onde serão realizadas as reuniões do conclave; ela está em reforma para “melhorar o ambiente e evitar possíveis interceptações ambientais, segundo uma modalidade já experimentada no último conclave”. Ou seja, a área está sendo preparada para impedir a espionagem das sessões.

Dos 117 cardeais eleitores, 2 comunicaram que não participarão. São eles: o cardeal indonésio Julius Riyadi Darmaatmadja, arcebispo emérito de Jacarta, quem alegou motivos de saúde; e o cardeal escocês Keith O’Brien, a quem o Papa aceitou a renúnciacomo bispo de Edimburgo e que foi acusado de “aproximações inadequadas” por parte de quatro antigos seminaristas.

Fonte: Aleteia 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles