Com o início do Conclave marcado para esta terça-feira está cada mais próximo a escolha do novo Papa que governará um rebanho de 1,2 bilhão de pessoas espalhadas pelos  cinco continentes. O clima de expectativa é geral e contagiante, prova disso são os mais de 5 mil jornalistas credenciados junto à Santa Sé para cobrir o Conclave.

Nomes mais adotados pelos Papas

Arte: Expresso 40 anos

Arte: Expresso 40 anos

A votação em sigilo e o anúncio do novo Papa aos fieis uma hora após a confirmação da escolha não encerra o clima de mistério. A expectativa é também saber como o novo papa será chamado.

Existe uma tradição que remonta ao século VI, quando o eleito para suceder o Apóstolo Pedro trocou o nome pagão Mercúrio para João II. De lá para cá os sucessores adotaram a postura a passaram a se denominar com nomes de Apóstolos ou doutores. João foi o mais utilizado e Pedro nunca foi escolhido.

Mercúrio começou a tradição baseado no 1º Papa, o Apóstolo Pedro, que se chamava Simão e pelo próprio Jesus fora designado de Pedro (pedra, fundamento).

Para o novo papa falam muito de Paulo VII mas há quem sugira: João Maria I, Francisco I ou até Mariano I. Todos duvidam que alguém se atreva a chamar-se João Paulo III.

Confira os nomes originais de alguns papas e os adotados por eles

Papa Alexandre VI

NOME DE BATISMO – Rodrigo Bórgia

QUANDO VIVEU – De 1430 a 1503

Foi papa numa época em que os nobres aristocratas podiam comprar cargos na Igreja. Seu pontificado foi marcado por escândalos: teve vários filhos, sendo que a Igreja impunha o celibato desde o século 4! Para piorar, chegou a ser acusado de uma relação incestuosa com a filha Lucrécia. Nenhum papa vai escolher homenageá-lo…

 

Papa Pedro (primeiro papa)

NOME DE BATISMO – Simão

QUANDO VIVEU – Século 1 a.C ao ano 67

Fundador da Igreja Católica, Pedro é reconhecido como o primeiro papa. Com a morte de Jesus, pregou pelo Oriente Médio até chegar a Roma, onde fundou uma comunidade cristã. Preso e crucificado pelo imperador Nero, pediu que sua cruz fosse posta de cabeça para baixo, por não se julgar digno de morrer da mesma forma que Jesus

 

Papa João XXIII

NOME DE BATISMO – Angelo Roncalli

QUANDO VIVEU – De 1881 a 1963

João é o nome mais comum escolhido pelos papas. João XXIII foi o 21º a homenagear o apóstolo (não houve João XVI nem João XX). Eleito em 1958, ele promoveu uma reforma na Igreja: acabou com as missas em latim, cobrou mais sensibilidade dos padres aos problemas do mundo e foi o primeiro papa a sair do Vaticano em viagem desde 1840

 

Bento XV inspirou Ratzinger que adotou o nome Bento XVI

Bento XV inspirou Ratzinger que adotou o nome Bento XVI

Papa Bento XV

NOME DE BATISMO – Giacomo Della Chiesa

QUANDO VIVEU – 1854 a 1922

Com um papado em plena Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Bento XV pregou a neutralidade no conflito, organizou missões para socorrer os feridos na batalha e tentou negociar a paz entre os dois lados, mas foi ignorado. O fato de o novo papa Joseph Ratzinger ter escolhido o nome de Bento XVI indica que ele pretende seguir a linha que caracterizou Bento XV: defesa da paz e de um certo conservadorismo no campo dos costumes

Papas mais recentes:

 

Papa Paulo VI

NOME DE BATISMO – Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini

QUANDO VIVEU –  26/09/1897   e faleceu   em 06/08/1978, em Castel Gandolfo .

 

Papa João Paulo I

NOME DE BATISMO – Albino Luciani

QUANDO VIVEU –  17/10/1912    e faleceu   em  28/09/1978 , no Palácio Apostolico.

Governou por 1 mês.

 

Papa João Paulo II

NOME DE BATISMO – Karol Wojtyla

QUANDO VIVEU – De 1920 a 2005

O primeiro papa polonês da história marcou seu pontificado pelo desejo de unificar os cristãos do mundo: visitou 129 países, incluindo nações comunistas e islâmicas. No campo dos costumes, teve um pontificado conservador. Entre outras coisas, manteve a posição da Igreja de proibir o uso da camisinha mesmo durante o auge da epidemia de aids

 

Papa Bento XVIbento1

NOME DE BATISMO – Joseph Alois Ratzinger

QUANDO  NASCEU  –  16/04/1927     .

Foi  o Papa de Roma desde o dia 19 de Abril de 2005. Foi eleito como o 265º Papa com a idade de 78 anos e três dias.

Renunciou dia 28/02/2013, rumo à residência de verão de Castel Gandolfo, encerrando assim seu pontificado de oito anos.

Os sinos do Vaticano e de todas as basílicas de Roma soaram durante a subida do helicóptero, sob aplausos de cardeais, outros religiosos e fiéis.

Ele chegou a Castel Gandolfo, que fica a 30 quilômetros da Santa Sé, poucos minutos depois.

Bento XVI, de 85 anos, renunciou ao cargo, conforme anunciou surpreendentemente ao mundo em 11 de fevereiro de 2013.

 

Com informações de Prof. Nivaldo e Élena Arreguy 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles