Ancoradouro

Shalom assume primeira paróquia em Fortaleza

169 2

É a primeira paróquia assumida pela Comunidade em Fortaleza. Projetos de evangelização serão desenvolvidos.

 

Pe. Jairo, Dom José Antonio e Pe. Paulo Sérgio

Pe. Jairo, Dom José Antonio e Pe. Paulo Sérgio

A Arquidiocese de Fortaleza confiou a Paróquia Nossa Senhora do Carmo aos cuidados da Comunidade Católica Shalom, Associação Internacional Privada de Fieis que teve em 2012 a provação e reconhecimentos definitivos de seus estatutos.

A missa de posse  aconteceu neste sábado,6, com a presença do arcebispo  Dom José Antonio Tosi. Assume como pároco Pe. Jairo Barbosa e como vigário Pe. Paulo Sérgio. “É algo novo, é a primeira que assumiremos uma paróquia na Arquidiocese. Conosco foram enviados mais sete missionários”, disse Pe. Jairo.

Pe. Jairo assina documento de posse como pároco

Pe. Jairo assina documento de posse como pároco

Pe. Jairo esclareceu que os trabalhos desenvolvidos pela comunidade paroquial serão mantidos, “bem como o calendário das missas”. Nestes primeiros meses os paroquianos serão ouvidos. A novidade fica por conta dos trabalhos que serão desenvolvidos segundo o carisma da Comunidade. “Serão projetos de evangelização que ainda estão sendo discernidos. A paróquia é estratégica já que se encontra no coração da cidade”, destaca o padre.

Confira mais fotos, aqui.

A Comunidade Católica Shalom mantém atualmente em Fortaleza 24 Centros de Evangelização espalhados nos diversos bairros da cidade. “ A Comunidade é uma companhia de pesca. Queremos ir até o encontro do homem desta cidade onde quer que ele esteja para o anunciá-lo a alegria de ser cristão”, afirmou Pe. Sílvio Scopel, responsável pela evangelização da Comunidade em Fortaleza.

Pe. Jairo Barbosa estava como responsável pela evangelização da Comunidade Católica Shalom em Aquiraz onde a instituição possui seu Governo Geral, já Pe. Paulo Sergio desenvolvia atividades pastorais no Centro de Evangelização Shalom da Paz era locutor em emissora mantida pela Associação.

Mais sobre a Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Em 08 de setembro de 1892, sendo papa reinante o sumo pontífice Leão XIII (1879-1903) e bispo da diocese de Fortaleza Dom Joaquim José Vieira (1883-1912), a igreja  então já construída passou a ser chamada Igreja de Nossa senhora do Carmo, mas só foi inaugurada oficialmente em 25 de março de 1906.

O templo dedicado a Nossa Senhora do Carmo ficou temporariamente sem a imagem da padroeira. Importada de Portugal a pedido de Mons. Dantas, ela ficou retida na alfândega.

O padre não tinha como pagá-la. O prazo para retira-la esgotou-se e ela foi leiloada. O comerciante José Rosas que a tirou não quis doa-la à Igreja, apesar dos rogos de Mons. Dantas, por considera-la ‘muito bonita e perfeita’.

Somente depois de adquirir um paratifo, estando gravemente enfermo prometeu ( à Nossa Senhora do  Carmo) doa-la se ficasse curado, o que conseguiu pediu, então, a sua esposa D. Sara, que procurasse  Mons. Dantas e a entregasse. E consta que ele não morreu do paratifo.

Este fato leva os fieis a valorizarem com grande devoção a imagem de Nossa senhora do Carmo ainda hoje existente sobre o altar-mor.

SEVIÇO

Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Praça do Carmo, s/n – Centro

Fone: (85) 3253-1489

DIAS E HORÁRIOS DE MISSAS

Domingo: 08h00min, 10h00min, 17h00min, 18h30min
Terça-feira: 07h30min, 17h00min
Quarta-feira: 07h30min, 17h00min
Quinta-feira: 07h30min, 17h00min
Sexta-feira: 07h30min, 17h00min
Sábado: 07h30min, 15h30min, 17h30min

 

Recomendado para você