Victor Chaves é membro de Grupo de Oração da Comunidade Católica Shalom em Fortaleza e será o único brasileiro a receber o sacramento das mãos do Sumo Pontífice. 

Victor_Chaves_arq_pessoalAcontecerá nestes dias 27 e 28 de abril a Jornada dos Crismandos e Crismados no Vaticano. A atividade integra a programação do Ano da Fé decretado pelo Papa emérito Bento XVI e é realizado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização que tem à frente dos trabalhos Dom Rino Fisichella.

O jovem Victor Chaves Costa Lima, 15, estudante, membro de grupo de oração da Comunidade Católica Shalom, em Fortaleza, Ceará, foi escolhido para receber o sacramento do Crisma do Papa Francisco. Ele será o único brasileiro de um grupo de 44 jovens oriundos dos cinco continentes, numa demonstração da universalidade da Igreja Católica.

“Victor fez toda a preparação no curso de Crisma da Comunidade Católica Shalom em 2012, onde participa ativamente como membro de grupo de oração, mas escolheu não receber o sacramento ano passado. Não se julgava preparado na ocasião, queria fazer no ano seguinte. Retomou o curso em 2013. Hoje entendemos que tudo se tratava de um desígnio divino”, conta o irmão de Victor, Roberto Costa Lima Jr. que acompanhou todo o processo.

“Victor já se encontra em Roma em uma casa da Comunidade Shalom para as atividades da Jornada dos crismandos e crismados. Sábado haverá ensaio e no domingo receberá a confirmação do batismo pelo Papa Francisco”, explica Roberto.

Leia também:

Workshop “Com o Shalom na JMJ” conta com apoio da ACERT

Para o responsável geral pelo curso de Crisma no Shalom, o seminarista Célio Lourenço, “o engajamento do Victor, a sua vida de oração e o compromisso em anunciar Cristo aos outros asseveram que ele atingiu a maturidade da fé e está apto para receber o Sacramento do Crisma, se tornando assim um apóstolo de Cristo em meio aos jovens da sua idade”.

Segundo o presidente deste Pontifício Conselho, Dom Fisichela, 70 mil pessoas já se inscreveram para o evento que será realizado em três pontos essenciais: peregrinação ao Túmulo de Pedro, a Santa Missa com o Papa no domingo e um momento de festa que conclui a jornada.

Programação da Jornada dos Crismandos e Crismados:

Dia 27 de abril: os grupos de jovens chegam à Praça São Pedro, onde serão acolhidos pelos catequistas. Após as boas-vindas, começará a peregrinação, que inclui à imagem de Pietà do Michelangelo, o túmulo de João Paulo II e o túmulo de São Pedro (Professio Fidei).
Dia  28 de abril: Haverá  a celebração Eucarística presidia pelo Santo Padre onde alguns jovens serão crismados.Trata-se de 44 fiéis de vários continentes. Podem ser 46, se duas pessoas do Haiti chegarem a tempo.

Na parte da tarde acontecerá a “Festa dos Testemunhos” que concluirá o encontro mundial dos Crismados com o Santo Padre. Estão previstos testemunhos dos jovens que receberam o sacramento do Crisma, de alguns convidados especiais (atletas, artistas e intelectuais), com acompanhamento musical e coreográfico.

Com notícia do News.Va

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles