A Associação Cearense de Emissoras de Rádio de Televisão do Estado do Ceará reforçou o apoio à Comunidade católica Shalom nas atividades relacionadas à Jornada Mundial da Juventude. 

João Edson, Moysés Azevedo, Gilson Moreira, Gabriella Dias

Na Manhã desta terça-feira, 30, a Associação Cearense de Emissoras de Rádio de Televisão do Estado do Ceará (ACERT) reforçou o apoio à mobilização “Com o Shalom na JMJ”, atividade que pretende levar pelo menos 10 mil cearenses para a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. “Colocamo-nos à disposição com nossas mais de 200 emissoras afiliadas no estado do Ceará, segundo as possibilidades de cada uma, no propósito de dar visibilidade às ações da Comunidade Católica Shalom no encontro com o Papa”, disse o engenheiro e consultor técnico da instituição, Gilson Moreira.

Para Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom a parceria com a ACERT é muito bem vinda, pois se dará visibilidade à  JMJ, uma oportunidade única de renovação. “O evento traz um bem inestimável ao país que o sedia. Mais do que um legado econômico ou turístico, restaura e resgata os valores de uma sociedade. É isto o que temos visto  nas cidades que sediaram  Jornadas Mundiais da Juventude”.

O anúncio da parceria se deu no Workshop realizado no Centro de Evangelização da Paz na presença de vários veículos de comunicação do estado. Por videoconferência, Dom Antonio Augusto, Vice-Presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ e Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro dirigiu uma palavra aos presentes: “A Jornada Mundial da Juventude é um ponto de partida para os trabalhos que a Igreja continuará a fazer com os jovens após sua realização. O trabalho missionário quer mostrar o rosto jovem da Igreja”, disse o bispo que garantiu a união de forças dos vários poderes para acolher a juventude que acorrerá ao Rio de Janeiro: “ As casas, colégios, enfim, diversos espaços do poder estadual, municipal e da Igreja se abrem para acolher a multidão de jovens de todo o mundo que aqui chegará”. O COL comemorou nesta semana a marca dos 250 mil leitos conseguidos para acolher peregrinos.

foto (10)

Marcelo Zanluchi, assessor de comunicação da JMJ, também participou do Workshop por meio de videoconferência. “Recordamos que o credenciamento para jornalistas acontece até o dia 31 de maio. Após este processo, que requer uma carta de recomendação do veículo ou instituição que envia os profissionais, será avaliado o pedido e no dia 15 de junho divulgaremos os pedidos aceitos”, explicou Zanluchi. O jornalista ainda informou que serão montados dois medias centers, “um em Copacabana e outro em Guaratiba – local da Vigília com o Papa – ambos equipados com internet wi-fi e plataforma que viabilizará a cobertura da imprensa”.

“Somente Fortaleza, já possui 1.024 inscritos para o evento pela Comunidade Católica Shalom. Pela experiência que temos a procura maior pela adesão aos pacotes começarão a partir da segunda quinzena de maio”, explicou Paulo Henrique Albuquerque, responsável pelos grupos de peregrinos da instituição rumo à JMJ Rio2013. “No pacote ‘Com o Shalom na JMJ’ está incluso o traslado aéreo Fortaleza-Rio-Fortaleza, seguro saúde, inscrição para o evento, hospedagem e alimentação, segundo as modalidades oferecidas pela JMJ. O peregrino pode customizar sua inscrição”, detalhou Paulo Henrique.

comoshalom

Mobilização pretende levar 10 mil peregrinos ao Rio de Janeiro

Até a Jornada a instituição pretende realizar uma série de ações de caráter formativo, informativo e artístico-cultural para despertar o interesse dos jovens em participar do encontro com o Papa Francisco, a primeira viagem internacional do Papa Latino-Americano. “Nossos 24 Centros de Evangelização espalhados pela cidade e nossos mais de dez mil membros ligados à instituição estarão neste período ‘respirando’ Jornada Mundial da Juventude. Através de atividades como o Acamps e Festival Halleluya motivaremos ainda mais a ida de nossos jovens ao Rio de Janeiro”, comentou Gabriella Dias, responsável pela Comunidade Católica Shalom em Fortaleza.

Semana Missionária

Uma semana antes da Jornada, de 16 a 20, acontecerá a Semana Missionária, “sustentada no tripé espiritualidade, cultura e solidariedade”. As atividades acontecerão nas 155 dioceses católicas do país e algumas delas receberão peregrinos. “É o caso de Fortaleza. Já estão confirmado cerca de 600 estrangeiros que passarão a Semana Missionária no Shalom. São oriundos de diversos países como a Holanda, Suiça, Franca, Uruguai e uma representação da Tunísia”, elencou Gabriella.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles