Rede social é lançada focando público católico.

Rede social é lançada focando público católico.

Seguindo a tendência das redes sociais segmentadas entrou no ciberespaço o  “eCatholicus“, um espaço virtual dedicado ao público católico. O projeto foi apresentado ano passado em Aparecida (SP) no encontro nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom). É uma iniciativa do Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (Ceris) apoiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

O objetivo da ferramenta é  disponibilizar na internet todo o anuário católico que apresenta as estatísticas oficias da Igreja espalhada em todo o mundo e se tornar a maior  rede social de inspiração católica do mundo.

blogPara participar da rede basta se cadastrar, é bem simples. Nestes campos o internauta marca opção sobre o seu tipo de perfil, se é um leigo, membro do clero ou artista. Diferente de redes tradicionais como o Facebook, o eCatholicus, permite como perfil a inscrição de empresas, dioceses, movimentos, etc. 

O blog observou que no passo seguinte do cadastro é pedido a paróquia de origem do internauta (imagem ao lado). Não há alternativa neste campo para designar se a pessoa pertence a um movimento ou congregação, por exemplo. 

O branco domina o layout da rede que oferece as opções de publicar textos, fotos e vídeos, no mural individual. Uma diferença em relação às outras redes é a possibilidade do usuário manter um blog no próprio espaço. O limite é o fato de somente as pessoas cadastradas terem acesso ao conteúdo do blog. 

Ao final deste pôst já se encontravam inscritos no site 91.480 perfis. 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles