Luan Santana cantará uma música na JMJ.

Luan Santana cantará uma música na JMJ.

Nesta quinta-feira, 27, foi divulgada a lista de atrações nacionais e internacionais que participarão da Jornada Mundial da Juventude, o maior evento do planeta que acontecerá de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.

São quase trezentas atrações católicas das mais diversas modalidades. Mais o que chamou a atenção foi a escolha do cantor de sertanejo universitário Luan Santana.

Não foram poucos os católicos -talvez imbuídos pelos ares de manifestação – que bradaram nas redes sociais “Luan Santana não me representa“.

Vamos primeiro entender uma coisa, a palavra “representa” com este significado está ligado ao mundo da política que no Brasil segue o regime da democracia representativa. A Igreja não é uma democracia. E não há motivos para a rejeição que estão fazendo ao jovem cantor.

Uns dizem, a organização da JMJ precisa valorizar os cantores católicos. Mais? São quase 300 atrações católicas. É pouco? O evento Bote Fé correu o Brasil com as mais variadas atrações da cena católica. Existirá diversas atividades com estes artistas durante a Jornada Mundial da Juventude.

Geralmente, reclama  quem está fora da programação oficial do evento e se acha muito bom ou melhor de quem foi escolhido, o que é uma bobagem, pelo menos para quem empreende uma caminhada de fé. Tenho percebido que muitas bandas e ministérios de música recém criados se acham no direito de participar deste ou daquele evento…mas isso é assunto para outro pôst.

Voltemos ao tema. Luan Santana cantará apenas uma canção e católica.  Sou da opinião que não podemos fechar a porta da fé aos artistas, ainda mais que a escolha passou pelo crivo do Vaticano. Outra coisa, em alguns momentos parecemos muito com aqueles amigos e seguidores de Jesus retratados no Evangelho que faziam de tudo para separar o Mestre dos, considerados. pecadores públicos.

Confira a lista completa das atrações, aqui.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles