bandeiraPOLONIA

A Próxima Jornada Mundial da Juventude acontecerá em 2016, na Cracóvia, em Polônia, terra do Beato João Paulo II, idealizador da JMJ. O anúncio foi feito na manhã deste domingo, 28, na Missa de Envio com o Papa Francisco em Copacabana, ao término da JMJ Rio2013, em uma celebração que reuniu mais de 2 milhões de pessoas oriundos de 155 países.

“Pela intercessão materna de Maria,peçamos a Luz do Espírito Santo sobre o caminho que nos levará a esta nova etapa jubilosa da fé e do amor de Cristo”, disse Francisco.

Mais sobre a Polônia

Cracóvia (em polaco Krakówalemão Krakau) é uma cidade da Polônia. Localiza-se no sul do país, nas margens do rio Vístula. Tem cerca de 853 mil habitantes. Foi fundada por volta do ano 700, sendo capital da Polônia entre 1320 e 1596. Foi atacada e devastada pelos mongóis em12411259 e 1287. Fez parte da Áustria, com o nome de Krakau, de 1795 a 1809 e de 1846 a 1914.

O Centro Histórico de Cracóvia foi inscrito pela UNESCO em 1978 na lista do Património Mundial.

joao-paulo-ii1

Beato João Paulo II

Discurso do Beato João Paulo II quando esteve em Cracóvia, em 2000.

Ao peregrinar pelos vários ângulos do país, pude notar que ele se desenvolve sob todos os aspectos. Sei que esta é a consequência do esforço de toda a sociedade, esforço que às vezes custou muitas renúncias e sacrifícios. A todos aqueles que edificam com amor um futuro próspero para a Pátria, quero exprimir hoje o meu sincero reconhecimento e agradecimento. Ao mesmo tempo, damo-nos conta de que no caminho deste desenvolvimento não faltam obstáculos, problemas e perigos. Mais uma vez quero exprimir a minha esperança de que, com a ajuda de Deus e a concorde cooperação de cada um, todas as dificuldades sejam superadas. Oro a Deus por isto, pensando sobretudo nos valores espirituais que as gerações passadas conservaram com fidelidade e que não podem ser perdidos no meio das justas solicitudes pelo bem-estar material do país. Como Papa e filho desta Nação dirijo-me a todos os homens de boa vontade e, de modo particular, aos meus irmãos na fé, com uma ardente exortação a fazerem todos os esforços possíveis, a fim de que a Polónia entre no terceiro milénio não só como um Estado politicamente estável e rico sob o ponto de vista económico, mas também refortalecido pelo espírito do amor recíproco e social.

Confira na íntegra, aqui.

Um poucos dos pontos turísticos da Cracóvia

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ld1ZcLzpWic[/youtube]

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles