Conta-se que um penitente buscou um velho sacerdote para confidenciar  o pecado de  falar mal de uma pessoa, denegrir sua imagem contando  para outros. O padre instruiu como penitência que o jovem pegasse um balaio de ‘penas secas’, subisse ao monte mais alto de sua cidade, jogasse as plumas e em seguida resgatasse cada haste no cesto.

rosappr

Impossível  ao penitente realizar a tarefa dada. Da mesma forma irreparável devolver a honra ao denegrido, ir a cada pessoa e  dizer o bem sobre o  que foi vilipendiado.

Agora, imaginemos o mesmo fato em tempos de internet? Com a variedade de redes de compartilhamento instantâneo e a velocidade do tráfego de informações, os efeitos são os piores possíveis. 

A entrevista de Padre Marcelo Rossi à revista Veja partilhando sobre suas dificuldades com integrantes do clero que, segundo ele, o impediram de estar mais próximo do Papa emérito Bento XVI quando esteve no país em 2007 gerou um mal estar na comunidade católica.

O episódio mais recente que dividiu pessoas de um mesmo credo entre “sou deste” ou “sou daquele”  aconteceu quando um sacerdote corrigiu, através de vídeo divulgado na internet, um vocalista católico que em programa de televisão expressou-se mal ao responder a pergunta da apresentadora sobre como eles [a banda] se definiam.  Não bastasse o posicionamento do padre sobre as palavras  do artista, houve réplica da banda divulgada em nota no site. 

Não quero emitir juízo de opinião sobre a fala do cantor e o conteúdo da  correção  do sacerdote, apenas destacar  que o acontecimento se desdobrou de  modo negativo para os dois. E o pior, fragilizou a unidade, dom precioso e sempre construído a muito custo.

Por essa e por outras, todo cuidado é pouco ao comentar fatos, emitir opiniões, principalmente quando se é formador de opinião.

 Juntar ‘penas secas’ na internet é tarefa impossível. Se sai melhor quem segue o conselho do Eclesiastes, de não “joeirar a todos os ventos”.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles