Emmir Nogueira

Emmir Nogueira

Maria Emmir Oquendo Nogueira é natural de Fortaleza, é da linhagem  de personalidades como Bárbara de Alencar e José de Alencar. Morou no Rio de Janeiro dos 5 aos vinte anos onde recebeu formação intelectual das irmãs Lourdinas, Ursulinas e dos Jesuítas na universidade. Casada com Sergio Nogueira tem quatro filhos.

Para comemorar seu aniversário a Comunidade Católica Shalom realiza Missa em Ação de Graças nesta terça-feira,20, no Shalom da Paz (rua Maria Tomásia,72, Aldeota).

Por volta de 1978 Emmir Nogueira e Moysés Azevedo (Fundador da Comunidade Católica shalom) se conheceram, através do trabalho com os jovens na Arquidiocese de Fortaleza, e também com os pobres do bairro Cristo Redentor. Ambos tornaram-se grandes amigos, unidos pelo mesmo amor ao Senhor, pelo apostolado e, em 1982, também pela Comunidade Católica Shalom, fruto de sonhos partilhados sempre visando a evangelização dos jovens e a Glória de Deus.

Desde a fundação trabalha na instituição  como Formadora Geral. Ao longo destes anos de serviço na Igreja, Emmir Nogueira já pregou retiros e ministrou conferências em diversas partes do país e fora dele, escreveu incontáveis artigos e já teve publicado mais de trinta livros, sem contar DVDs, participações em programas de rádio e tv.

Seja para sacerdotes ou para jovens em uma pista de skate Emmir consegue cativar a atenção do espectador e transmite com entusiasmo a mensagem do Evangelho. Conhecida pela criatividade, tenacidade e vivência radical da Palavra de Deus, a pregadora abriu mão de uma vida de confortos materiais para se dedicar à vida consagrada na Igreja.

Ontem mesmo tive a oportunidade de conversar com alguém que confidenciou-me  ter passado  por dificuldades pessoais e encontrou na Emmir  apoio para superar o momento difícil. Nas madrugadas ligava para a Cofundadora do Shalom que escutava, rezava, aconselhava. Em uma palavra, tornava-se uma presença materna.

Despojou-se de riquezas e encontrou no Ressuscitado que passou pela Cruz, tema central de sua  pregação,  a razão de sua existência pela qual se consome incansavelmente. O resultado é uma miríade de filhos espirituais  gerados  no Shalom e fora dele. Pessoas que reconhecem o perfume  agradável de santidade que exala de quem encontrou a intimidade de Cristo.

Alguns livros escritos por Emmir Nogueira, aqui.

Emmir com o Papa Francisco e Moysés Azevedo

Emmir com o Papa Francisco e Moysés Azevedo

 

Moysés e Emmir no início do Shalom

Moysés e Emmir no início do Shalom

 

 

 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles