Ancoradouro

Shalom reúne Obra em Encontro Geral

Instituição que nasceu em Fortaleza possui mais de 10 mil pessoas engajadas em 346  grupos de oração, distribuídas em 25 Centros de Evangelização.

MoysesAzevedo_pregando_primeiros

Moysés Azevedo pregando para primeiros frequentadores do Shalom.

 

Neste domingo, 15 de setembro,  a Comunidade Católica Shalom promove o Encontro Geral da Obra, no ginásio Paulo Sarasate, a partir das 8h. O Encontro Geral traz como tema “Somos uma Família”, oportunidade dos membros engajados em grupos de oração da instituição renovarem  a fé e os laços de unidade. Pelo menos oito mil pessoas são aguardadas.

O dia de atividades contará com palestras do fundador da Comunidade, Moysés Azevedo, a Cofundadora Emmir Nogueira e Gabriella Dias, responsável pelo Shalom em Fortaleza. Mais de 20 músicos se reversarão  na animação musical, momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento. A programação será encerrada com  Missa presidida pelo Pe. Antonio Furtado.

Mais de 10 mil pessoas estão engajadas em grupos de oração, somente em Fortaleza. O número salta para três dígitos quando incluímos participantes de  eventos promovido pela Comunidade (como o Festival  Halleluya, Renascer e Exponatal) e pessoas atingidas pelos  seus meios de comunicação de massa.

Primeiro Centro de Evangelização.

Primeiro Centro de Evangelização.

Costuma-se dizer que o Shalom – assim como os demais carismas na Igreja Católica – é uma resposta de Deus aos tempos de hoje. Na Comunidade o imperativo é ir ao encontro do homem que padece pelas diversas mazelas no mundo de hoje. Tendo feito a experiência fundamental de fé, o discípulo se torna ministro da Paz e assim vai irradiando o amor e a misericórdia que jorram do Ressuscitado que passou pela Cruz, mistério cristológico central do Carisma Shalom.

Como tudo surgiu

A inspiração inicial era atrair os jovens mais distantes da Igreja. A ferramenta: uma lanchonete, um local aconchegante que servisse sanduíche com refrigerante, novidade para o início dos anos 80 na capital cearense. Trinta e um anos se passaram, a inspiração continua a mesma;  a ferramenta expandiu. A Lanchonete do Senhor se tornou a Comunidade Católica Shalom, Associação reconhecida pelo Vaticano, presente em 18 países e em 64 cidades no Brasil.

Somente em Fortaleza o Shalom possui 25 Centros de Evangelização espalhados em bairros estratégicos e Região Metropolitana, no centro e na periferia, onde são mantidos 346 grupos de oração.

A Comunidade, conhecida popularmente como “O Shalom” promove eventos de massa como o Festival Halleluya e evangeliza de porta em porta; acolhe moradores de rua no Albergue São Francisco e evangeliza profissionais autônomos no Projeto Mundo Novo; mantém um colégio de educação católica e empreende inúmeros esforços no campo das artes. Também atua na comunicação, visita a presídios, hospitais e até na economia traz uma novidade, a economia da Paz, um modo próprio de viver o amor e a partilha.

Em suas fileiras se sobressaem os jovens, mas a instituição é aberta a todas as faixas-etárias. Tem projetos específicos para as famílias, dependentes químicos e jovens. Para quem é engajado em um dos 346 grupos de oração tem a oportunidade de trilhar o Caminho da Paz, programa  que visa a formação integral do participante.

Renascer_antigo

Renascer, o primeiro evento de massa da Comunidade.

Este corpo vivo formado por pessoas que tiveram uma experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz – Cristo  –  forma a Obra Shalom, hoje coordenada pelo Padre Sílvio Scopel e um conselho apostólico. A diretiva é evangelizar, ir ao encontro do homem que sofre nas “periferias existenciais” como tem ensinado o Papa Francisco.

SERVIÇO:

ENCONTRO GERAL DA OBRA SHALOM

Dia: 15 de setembro

Local: Ginásio Poliesportivo Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 1050, Centro)

Horário: 8h às 18h

Mais informações: 8611-6698

Recomendado para você