Rafael Alberto, Rodrigo Luiz e Plínio Bortolotti comandarão workshop sobre comunicação institucional e relação com os meios de comunicação.

Rafael Alberto, Plínio Bortolotti e Rodrigo Luiz são os facilitadores do encontro.

Rafael Alberto, Plínio Bortolotti e Rodrigo Luiz são os facilitadores do encontro.

 Nesta segunda-feira, dia 7, a Comunidade Católica Shalom promove Workshop sobre comunicação institucional na Diaconia Geral, sede do  governo da instituição que funciona em Aquiraz (CE), a 27 km da capital cearense.

O Workshop é destinado às lideranças da Associação que obteve reconhecimento pontifício, pelo Vaticano, em 2012. “Aprofundar o relacionamento com a imprensa e conhecer a linguagem dos seus diversos meios são aspectos importantes para a nossa missão de anunciar Jesus Cristo como resposta para as necessidades da humanidade”, explica Eric Buarque, Secretário de Planejamento e Gestão.

Plínio Bortolotti, Diretor Institucional do Grupo O Povo de Comunicação, é um dos facilitadores do encontro. Palestrará sobre “a importância da comunicação entre as instituições e os veículos de comunicação”.

"A missão evangelizadora da Igreja é fundamentalmente um desafio de comunicação". Rafael Alberto.

“A missão evangelizadora da Igreja é fundamentalmente um desafio de comunicação”. Rafael Alberto.

O Secretário de Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, Rafael Alberto, veio especialmente para o Workshop onde aplicará media training no período da tarde. Na opinião do secretário que trabalha na assessoria do Cardeal Odilo Scherer, “encontros que reflitam sobre os meios de  comunicação são importantes para capacitar aqueles que, em nome da Igreja, fazem chegar a Palavra de Deus ao maior número possível de pessoas”.

Ainda segundo Rafael o tema exige aprofundamento. “E eu não falo aqui da pregação, da homilia. Falo de como a Igreja se relaciona com os profissionais da comunicação, sobretudo com os jornalistas. É importante que a Igreja perceba os diversos mecanismos que estão por trás da produção de uma notícia, as regras do jogo de uma redação, por exemplo, para que ocupe com sabedoria os espaços na mídia que lhe são oferecidos”, conclui.

Por videoconferência, o apresentador de TV da Canção Nova, Rodrigo Luiz, também participará onde apresentará  dicas de comunicação para a televisão.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles