Campanha tem como padrinhos N. Sra. de Fátima e São Francisco das Chagas.

Campanha tem como padrinhos N. Sra. de Fátima e São Francisco das Chagas.

Quando o Papa Francisco esteve em Aparecida (SP), neste ano, às vésperas da Jornada Mundial da Juventude, prometeu que voltaria àquele Santuário em 2017 para comemorar os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A promessa foi confirmada quando uma delegação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil visitou sua Santidade em Roma no mês de setembro.

A visita agendada do Pontífice motivou um grupo de católicos da cidade de São Benedito a lançar a campanha “Papa Francisco no Ceará em 2017 (Fortaleza-São Benedito -Canindé)”.  A iniciativa já  conta com quase quatro mil assinaturas no Manifesto que justifica o pedido. O objetivo é recolher 100 mil.

À frente da iniciativa está um argentino que mora no Brasil há 25 anos, destes, 4 em São Benedito. O empresário traz o mesmo nome de batismo do  Papa Francisco, Jorge Mario  e é um entusiasta. “Já montamos nosso comitê em São Benedito. Em breve, estaremos em Canindé para lançar a campanha por lá”, contou, por telefone, ao blog ANCORADOURO.

A solicitação do grupo conclama todas as esferas do poder público a se envolverem na Campanha.” Governo Federal, Governo do Estado do Ceará e os Governos Municipais de Fortaleza, do Sertão Central e da Região Norte, e a todos diretamente envolvidos, que levem em consideração o apelo da grande comunidade de Católicos, pobres e carentes a necessidade da população nordestina em suas aflições e aspirações“, diz o texto do manifesto.

Em São Benedito está localizado um Santuário dedicado à Nossa Senhora de Fátima ainda pouco conhecido dos próprios cearenses. O convite feito ao Papa Francisco estende-se para comemorar os 100 anos da aparição da Virgem de Fátima aos três pastorezinhos que se completará também em 2017.  “A representatividade do Nordeste brasileiro através da cidade de Fortaleza com toda sua infraestrutura tendo também como base a proximidade entre Brasil e Itália através do seu aeroporto Internacional”, é citado como argumento no texto que aos pucos começa a ser propagado  na internet.

A visita do Papa ao Ceará certamente atrairia peregrinos de todo o nordeste. O estado é o segundo mais católico do país, perdendo apenas para o vizinho Piauí.

Santuário de Fátima em São Benedito. Foto: reprodução.

Santuário de Fátima em São Benedito. Foto: reprodução.

Ceará já recebeu a visita de um Papa 

Em julho de 1980,  o Ceará foi uma das 14 cidades  a receber a visita do então Papa João Paulo II, por ocasião da realização do X Congresso Eucarístico. Na ocasião o santo padre beijou o solo cearense e levou milhares de cearenses ao estádio Castelão. 

Naquela missa presidida pelo Papa, o jovem Moysés Azevedo foi escolhido pelo arcebispo de Fortaleza, Cardeal Aloísio  Lorscheider, a oferecer um presente ao pontífice. Moysés escreveu uma carta ofertando sua vida pela evangelização dos jovens. Dois anos depois estava sendo fundada pelo jovem que encontrou o papa uma lanchonete que deu origem à Comunidade Católica Shalom,instituição reconhecida pelo Vaticano.

Confira imagens do Papa João Paulo II no Brasil.

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=l04XrvVK1ks[/youtube]

A visita de um Papa sempre faz florescer muitos frutos.

Esta postagem contou com a colaboração de Jarison Brito.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles