Um dos criadores do Grupo Porta dos Fundos, Gregório Duvivier, usou seu espaço na Folha de São Paulo para endereçar uma carta ao cardeal arcebispo de São Paulo.

Dom Odilo questiona teor de vídeo do Porta dos Fundos pelo Twitter.

Dom Odilo questiona teor de vídeo do Porta dos Fundos pelo Twitter.

A mensagem enviada pelo arcebispo, respondendo ao tweet publicado pelo titular deste blog,  nominou o humorista Fábio Porchat e o Grupo Porta dos Fundos questionando-os  o gosto do vídeo gravado pelo grupo e lançado na véspera de Natal: “Será que isso é humor? Ou é intolerância religiosa travestida de humor? Péssimo mau gosto!”, dizia o texto da mensagem.

"Será que isso é humor?", pergunta Dom Odilo.

“Será que isso é humor?”, pergunta Dom Odilo.

O texto é agressivo e irônico e usa do velho expediente, tão conhecido das ditaduras, de desqualificar o interlocutor, no caso a Igreja Católica, para esvaziar qualquer diálogo”, classificou o católico Rafael Alberto, de São Paulo.

Na opinião de  Tobias Cortez, que já participou de duas Jornadas Mundiais da Juventude com o Papa e reside em Fortaleza, ” o rapaz  [Gregório] fez o que toda pessoa sem argumentação faz ao falar da maior instituição de caridade do mundo:  resgatar coisas de 500 anos atrás, que aprendemos na 5a série”.

Lucas Monteiro mora em São Luis, igualmente surpreendeu-se com o tom irônico da carta de Durvivier ao cardeal. “É esse o ‘humor’  inteligente que está em voga hoje? Fica a dica de um outro movimento, criado pelo Gilberto Gil: Antes de proferir qualquer asneira, ‘procure saber!'”. “A questão não é ser ateu, é ser intolerante. Quer dizer que  o Bispo tem que adorar todas as suas piadas amigo?” questionou o bancário Fabiano Queiroz, de Fortaleza.

As reações continuaram  através da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família que protocolou, na tarde desta segunda-feira, uma representação criminal contra o grupo.  Na peça consta outros vídeos desrespeitosos publicados pelo Grupo.

Didi dá "pito" em Durvivier em rede nacional.

Didi dá “pito” em Durvivier em rede nacional.

Quem fez críticas ao Gregório Durvivier foi o também humorista Renato Aragão. Embora não seja ilibado, Didi não tolera piada contra religião. No programa Na Moral (Rede Globo) no qual os humoristas participavam de uma conversa foi apresentada uma esquete do grupo humorístico onde “Deus” é satirizado. O apresentador Pedro Bial perguntou ao Didi se ele tinha algum problema com humor sobre Deus, religião ou deuses, ao que o humorista cearense respondeu: “Eu nunca passei por esse temor de fazer piada sobre religião, não precisa usar a religião para fazer humor.  Eu acho que até agride, coisa que agride é você criticar uma religião, muçulmana, católica, evangélica, tudo”.

Mais reações:

Católicos de todos o país se unem para reforçar a campanha de boicote à Itaipava,cerveja patrocinadora do Grupo. Está marcada para esta quarta-feira, dia 15, um Hangout (Vídeo conferência) público com  católicos de vários estados do Brasil. “No Hangout esclareceremos como será o boicote ao patrocinador do Grupo Porta dos Fundos”,esclareceu Daniel Duarte, um dos organizadores do encontro virtual que tem horário previsto de realização para as 21h (horário de Brasília).

Veja vídeo de Didi dando um “pito” no criador do Porta dos Fundos

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-IT0B2hIbIw[/youtube]

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles