As mudanças pelo Vaticano continuam, desta vez no Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), dicastério que ajuda o papa nas questões relacionadas à contribuição que os fiéis leigos dão à vida e à missão da Igreja, individualmente ou através de organizações.

Moysés Azevedo foi nomeado no  pontificado do papa emérito Bento XVI.

Moysés Azevedo foi nomeado no pontificado do papa emérito Bento XVI.

Os brasileiros dom João Braz de Avis, cardeal e prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, e dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro recém-designado cardeal foram nomeados pelo Papa Francisco para o PCL. 

Continua como Presidente do organismo o cardeal Stanislaw Rylko  e o monsenhor Josef Clemens como secretário. Novos consultores foram nomeados, entre eles: dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém do Pará; dom Dominique Rey, bispo de Fréjus-Toulon (França);  dom Filippo SANTORO, arcebispo de Taranto (Italia);  frei Hans Stapel, fundador da Fazenda da Esperança, localizada em Guaratinguetá (SP); Laurent Landete, moderador da Comunidade Emanuel (França), e mais oito pessoas.

O cearense , Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo foi confirmado entre os consultores do PCL. Junto com ele permanecem Francisco José Gómez de Argüello Wirtz (Kiko Argüello), iniciador do Caminho Neocatecumenal; monsenhor  Julián Carrón, presidente do Movimento eclesial Comunhão e Libertação; Maria Emmaus Voce, presidente dos Focolares;  Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio; Salvatore Martinez, presidente do Rinnovamento nello Spirito Santo, e mais seis pessoas.

Dentre as atividades do Pontifício Conselho para os Leigos, está a organização das Jornadas Mundiais da Juventude, criadas sob a inspiração do Papa João Paulo II.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles