Dom Javier

Dom Javier

Um fato inusitado aconteceu na Diocese de Campo Mourão no Paraná no início do mês de fevereiro. O bispo dom Francisco Javier Delvalle Paredes não conferiu o sacramento do Crisma durante a celebração que seria para este fim. Motivo: o pastor entendeu que a turma de 56 crismandos não estavam prepara o suficiente para receber a confirmação do batismo.

O fato é narrado no site CRN Online

Na primeira pergunta [sobre a renúncia ao pecado e a Satanás]eles trepidaram, responderam ao religioso em um tom bastante baixo. O bispo teria insistido e perguntado novamente. Recebeu então uma resposta a altura. No entanto, na segunda pergunta, os adolescentes, segundo relatos do padre[ Izaías da Conceição], pareciam não ter convicção alguma do que responder. Não sobrou outra opção ao bispo Paredes. “O bispo perguntou e parece que não responderam com tamanha convicção. Isso foi o que o bispo entendeu. Mediante isso dom Javier ainda perguntou: ‘vocês não vão renunciar?’.

Entre os participantes da celebração, muitos ficaram indignados, outros concordaram com a postura do religioso, como a dona de casa, Cristiane da Silva,que tinha uma filha de 12 anos para receber o sacramento. Segundo Cristiane, apesar da decepção, o bispo agiu corretamente já que a turma não se encontrava preparada. 

O padre definirá outra data junto à comunidade e ao bispo para a realização do sacramento. Desta vez, espera-se que a turma se prepare melhor.

Comentário

Para a validade de um sacramento existem fórmulas e prescrições a serem cumpridas. Se um sacerdote não profere as palavras corretas da consagração, aquela missa é invalidada, da mesma forma, se  um nubente  se negar a responder às perguntas do sacerdote  durante o matrimônio não poderá contrair o sacramento.

Os ritos não são meros formalismos, existem para serem cumpridos e selar a ação divina que encerra cada sacramento. Estes atos não podem se reduzir a reuniões sociais. É necessário que aquilo que é essencial seja preservado. Dom Javier, deste modo, ensina ao rebanho sobre o valor de um sacramento. 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles